quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Pense n´eu vez em quando!

Esse é o mais ilustre de todos os pernambucanos! Hoje, estaria completando exatos 95 anos! O Brasil guarda lá no campo da saudade toda a simplicidade e musicalidade de Luiz Gonzaga. O matuto que conquistou o mundo com suas canções, histórias de sua terra, do seu Nordeste, do seu Sertão!
Da mesma forma que, em dezembro, a tradição pede os discos de Roberto Carlos, no mês junino, principalmente nas festas interioranas do Nordeste, era imprescindível o novo disco de Luiz Gonzaga!
Sem ter frequentado qualquer conservatório ou aula de música, Gonzagão teve como influência seu pai, Januário, onde reforça esse episódio na canção Respeita Januário! Uma verdadeira fábrica de hits, com inúmeros sucessos e inúmeras influências. É assim que podemos definir Gonzaga, que influenciou, dentre outros Gil, Fagner, Dominguinhos, Zé Ramalho, Elba, dentre outros! Sem falar de sua maior descendência, o grande e saudoso Gonzaguinha!
Suas canções estão guardadas na mente das pessoas que gostam do autêntico forró pé-de-serra, com zabumba, sanfona e triângulo! Com certeza, sua vida foi andar por esse país e hoje, descansa feliz com seus súditos o reverenciando para sempre!
Um forte abraço a todos!

5 comentários:

James Lima disse...

Everaldo, escolheu muito bem de quem falar hoje: O mestre Lua Gonzagão. Eu gosto muito do Luiz Gonzaga. Suas músicas são simples, e é aquele que eu considero o verdadeiro forró.

Abraços

Anônimo disse...

Linda homenagem!
Luiz Gonzaga não foi simplesmente um artista regional, mas cantou sua terra como ninguém. Felizmente, ainda há intérpretes que fazem questão de manter viva a sua memória, como Dominguinhos, por exemplo.
Se vc colocou esse trechinho da canção "Pense n'eu" como forma de simbolizar a importância de sempre relembrarmos o Gonzagão, saiba que foi muito feliz na tentativa!

Beijos!

Anônimo disse...

Luiz Gonzaga, por incrível que possa parecer, teve uma influência muito grande na minha vida profissional, pois houve uma época da minha vida em que eu trabalhava como pianista no Chiko's Bar, no Rio de Janeiro, era o barzinho da moda e eu revezava no piano com um grande ídolo meu, Luis Eça, líder do Tamba Trio e nós dois tocávamos a 4 mãos a musica Asa Branca num arranjo que fiz para dois pianos e a casa noturna vinha ao delírio....era muito bom aquele dueto e por sugestão minha, o proprietário do Bar abriu um forró chic no Rio de Janeiro que se chamava "Asa Branca", aliás, até hoje essa casa funciona e com o mesmo nome.Ainda gosto muito de tocar Asa Branca no piano e lembro tambem que quando eu trabalhava como produtor musical no programa "Fantastico" transcreví aquele arranjo de piano para grande orquestra e convidei o Gonzagão para fazer o programa e foi um grande sucesso...isso me orgulha muito, alem de ter sido parceiro do Gonzaguinha no grupo MAU (movimento artístico universitário)onde fui integrante com ele, Ivan Lins,Lucinha Lins, Cesar Costa Filho, Audir Blanc e Quarteto Forma.
Muito boa ,Everaldo, essa sua iniciativa de falar no querido Gonzagão
Abraço
Eduardo Lages

Anônimo disse...

Ele revolucionou a música brasileira, e criou um novo segmento. Hoje na música nordestina de raiz, tudo é cópia do mestre.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo, Gonzagão foi o trator que abriu o caminho da música nordestina em outras regiões do país.

Grande homenagem!