quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Debaixo dos caracóis dos seus cabelos

Falar de Caetano Veloso é falar da música brasileira! Seu trabalho transcede fronteiras! Fundou a tropicália, foi exilado, cantou Londres e tem sempre a ousadia de dizer que esse papo tá qualquer coisa, sempre como dois e dois são cinco!
Caetano está no hall dos melhores artistas brasileiros! Em cada dez listas de artistas representativos desse país, ele surge em todas! Sua obra vai além do cantor, do intérprete, é simplesmente a arte concreta em nossos ouvidos!
Citar suas canções é tarefa árdua e injusta porque ele é daqueles que você acaba esquecendo alguma! Se eu falar de Gal ou Bethânia, não deixo de falar de Caetano! Elas são suas maiores intérpretes, sendo a primeira ainda mais constante que a "maninha"!
Caetano consegue compor coisas que geram dúvidas na mente de seus fãs: Você tem que parar e pensar o que quer dizer Força estranha, Vaca profana, Qualquer coisa, etc. Seu lado político é instigante, basta ouvir Alegria, alegria ou Podres poderes! Seu lado romântico é genial: Você é linda, Você é minha, Queixa, Você não entende nada, etc. Seu lado intérprete é fascinante! Ouça Sozinho, Você não me ensinou a te esquecer, Sonhos, Samba de verão, Fera ferida, Cais, etc.
É, como disse no início, você cita seus clássicos e acaba esquecendo! Como falar de Força estranha, sem falar de Muito romântico, feitas para o rei gravar? E foi justamente o rei quem descreveu o que há debaixo de seus caracóis! Além de Roberto, Gal e Bethânia, muitos são os intérpretes que navegam na praia do baiano, como Marisa, Joanna, Vercilo, Zé e Elba Ramalho, e até seu grande ídolo João Gilberto! Quer mais?
Outros sucessos: O leãozinho, Sampa, Menino do rio, Luz do sol, Escândalo, Não enche,... enfim, eu esqueci de algumas, esqueci de muitas, porque Debaixo desses caracóis, existe muita arte!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

CON disse...

Amigo agora você arrasou!!!!Rssrsrsrs
Caetano Veloso... O que dizer deste cara? Ele é ímpar!!!!
Amo o Caetano, suas músicas, sua inteligência, sua paz...Sua irreverência tranquiiiiiiiiiila, rsrsrsrsrs
Nota mil pra ele! E pra vc também!
Beijos azuis

Derbson Frota disse...

O Caetano para o Brasil e seu povo nã o se resume apenas em um cantor!Ele é figura histórica do nosso país!

Derbson Frota
Tianguá CE

Anônimo disse...

Gostei de você ter dito que tem coisas que não entendemos da arte do Caetano. Acho que nem ele mesmo entende.

As vezes eu brinco, dizendo que ele deve entrar numa biblioteca, escolher o livro mais robusto de uma prateleira qualquer, abrir sem se preocupar, em qualquer página, pinçar um trecho e colocar em uma música.

Mas, a arte também é isso, é agredir, instigar, perturbar, fazer refletir, sonhar e evoluir.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

O seu trabalho merece destaque na música brasileira.

Um gtrande abraço