quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Eu tô voltando...

Simone Bittencourt de Oliveira, nascida na Bahia em 25/12/1949 por pouco não se dedicou a outra arte, o esporte, pois foi jogadora de basquete, chegando a ser convocada para a seleção, mas as distorções que sofreu e também a falta de reconhecimento fizeram abandonar o esporte e dedicar-se exclusivamente à música, em meados dos anos 70.

Já comentei sobre ela em um dos primeiros posts, no mês de dezembro sobre discos de Natal, destacando um de seus trabalhos! Hoje, gostaria de abordar um pouco mais sobre essa grande intérprete que a música brasileira ganhou e que os faz com que os compositores lapidem suas obras, quando viajam nessa direção!

Na década de 80, Simone vendeu muitos discos o que chegou a ser taxada de o Roberto de saias. Isso porque, além dessas vendagens, ela sempre usou branco e tinha alguns gestos interpretativos que lembravam o rei, um de seus ídolos maiores e de seus compositores preferidos, além de Milton, Caetano, Chico, Ivan, Martinho, Gil, Tom, dentre tantos, o que sempre garante um trabalho de elevada qualidade, pois ela capricha em tudo, desde a produção, requisitando os melhores músicos, até a parte gráfica!

Além do cd de Natal, Simone se engajou em outros projetos como o disco Café com leite de 1996, onde interpreta Martinho da Vila e Loca de 1998, álbum em espanhol onde presta homenagem a canções interpretadas por Julio Iglesias. Em 2004, fez um disco só com composições de Ivan Lins, o cd/dvd Baiana da gema!

Sempre esteve presente nas rádios com seus lindas canções como À distância, Brigas, Caçador de mim, Canta canta minha gente, Cigarra, Codinome Beija-flor, Uma nova mulher, Separação, É festa, Então é Natal, Fica comigo esta noite, Então me diz, Jura secreta, Iolanda, Sob medida, O amanhã, O que será, Outra vez, Será, Seu corpo, Tô voltando, Cofre de sêda, Lenha, etc.

Os discos mais recentes da Simone continuam um primor, mas sem a devida atenção por parte da mídia! Por exemplo, em 2000 lançou um disco belíssimo com alguns boleros como Fica comigo essa noite e Que queres tu de mim, além de composições de artistas mais contemporâneo como Zeca baleiro (Lenha) e Lenine (Paciência). O mesmo aconteceu em 2001, com Seda pura, onde o único sucesso que aconteceu foi Cofre de Seda de Samuel Rosa.

Atualmente, segue fazendo shows e divulgando o dvd Simone ao vivo - 2005, que conta com sucessos de sua carreira e participações de artistas que sempre foram importantes em sua arte, como o Ivan, a Zélia e o Milton.

Para Simone, a gente só pode deixar o som preparado, aquela boa companhia e um bom vinho, porque ela sempre estará voltando com um trabalho beirando a perfeição para nós e para a música brasileira!

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Everaldo,

sempre acertando a mão no texto e no artista escolhido.

Acabei ficando com saudade da Simone.

Quanto a sua dica de um som dela parado tocando, acompanahdo de um bom vinho... vou seguir a receita...

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

.

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Grande intérprete, tanto em músicas românticas como cantando samba. Gravou algumas pérolas do repertório de RC. Inclusive "A distância" ela gravou em português e em espanhol. È uma cigarra.

Um grande abraço

Anônimo disse...

A voz de Simone é maravilhosa e as suas interpretações, então, são fantásticas.
Foi ela quem deu à música "O que será (à flor da pele)" um toque de beleza e arte mais extraórdinários que já ouvi.

Beijos

Unknown disse...

Parabéns pela matéria! Inesquecível Simone e suas canções maravilhosas.

Anônimo disse...

Ela e minha cigarra e meu cigarro