terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Nada mais é o amor que o encontro das águas...

Jorge Vercilo, compositor e cantor da noite com voz confundida com a do Djavan. Esse artista da mpb vem a cada lançamento se destacando na música atual, sobretudo entre o público jovem que curte sua batida, seu balanço, caracterizando a música moderna.

Em 1989, ainda no início de sua carreira, defendeu o Brasil no Festival Internacional de Trovadores, no Caribe. Mas, foi a partir de 1993, com a gravação de seu primeiro cd Encontro das águas, que Vercilo passou a ser conhecido nacionalmente, sobretudo pela faixa-título que fez parte da novela global Tropicaliente e pela diversidade que seus trabalhos trazem, numa mescla de samba, afoxé e até salsa!

Em 1997, foi indicado ao prêmio Sharp e tido como uma das promessas da mpb. Em 2000, lançou o cd Leve, onde grava com Djavan a faixa Final feliz, um de seus maiores sucessos, se não o maior, regravado por Caetano Veloso e Alexandre Pires! Essa mesma faixa ganhou versão remix e mais simpatizantes à obra do Jorge, que em 2002 se consolidou nas paradas com o cd Elo que traz hits como Homem-aranha, Que nem maré e Fênix (parceria com Flávio Venturini). Sucessos se seguem a partir daí, como a canção Monalisa que também ganhou as paradas e se juntou a outros como Amanheceu, Avesso, Do jeito que for, Em órbita, Leve... E tantos outros sucessos que já lhe renderam alguns Prêmios Tim!

Realmente o timbre de voz do Jorge é semelhante ao Djavan, mas acho algo de mau gosto o taxá-lo de genérico! Ambos tem seu público e não há pecado algum ter influências de artistas talentosos como o alagoano! Ele também afirma ter influências de outros artistas como Caetano, Milton, Chico e Roberto. Conta uma história, não sei se verdadeira, que o filho do Djavan, ao ouvir o sucesso de Que nem maré, ligou para o pai para parabenizá-lo e ficou perplexo quando esse revelou não ser a sua voz, aquela da canção!

Jorge é a certeza que temos novos e ótimos talentos a se descobrirem na noite, nos festivais, na música mais rica do mundo, a brasileira! Basta comprovar isso em sua poesia e em sua musicalidade... Talvez, o exemplo de um artista assim poderia mobilizar mais patrocínios a artistas dessa categoria e movimentos de festivais como os que o revelou!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

No início eu também cheguei a confundir a voz do Jorge Vercillo com a do Djavan. Hoje não mais.

Gosto muito do Jorge, e fiquei feliz ao ver este post com ele. Descobri coisas que eu não sabia, como a participação dele em festival de música.

Renovado o cumprimento ao grande Everaldo Farias.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Aproveito para convidar os amigos que visitam este belo blog, para um show que realizaremos com o Jorge Vercillo, em Fortaleza, provavelmente dia 10/05.

Um Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Acho que muitas pessoas confundiram as vozes de Djavan e Vercilo, e eu sou uma delas.
Mas foi apenas momentâneo, já que se tratava de um novo intérprete.
Agora, para mim, são inconfundíveis.
Jorge Vercilo tem um enorme talento, uma voz lindíssima e músicas igualmente belas. Vida longa a essa carreira tão promissora.
Ótimo saber um pouco mais sobre ele aqui no blog.

Beijos