domingo, 10 de fevereiro de 2008

Os reis da música sertaneja!

A música caipira é aquela típicamente composta e executada por artistas da zona rural. No início do século XX, os caipiras utilizavam instrumentos artesanais como viola, acordeão e gaita. Cornélio Pires foi o primeiro grande promotor desse movimento em 1928, conseguindo popularizar o movimento no país!

A partir dos anos 80, surge a música sertaneja, com artistas que mesclam a música raiz (que continuava sendo feita por artistas como Tonico e Tinoco, Alvarenga e Ranchinho, Pena branca e Xavantinho, Teixeirinha, Almir Sater, Cascatinha e Inhana, Inezita Barroso, Renato Teixeira, etc.) com a música romântica. Só pra diferenciar um pouco, a música raiz é aquela ligada verdadeiramente às suas raízes rurais, à moda de viola e à terra, ao sertão, pois o termo "bens de raiz" significa as propriedades agrícolas. E a música sertaneja mescla a raiz com o romântico, típico de Roberto Carlos, e ainda associações a eventos pecuários como os baiões de rodeios, vaquejadas e exposições de animais!

Chitãozinho & Xororó começaram em 1970, com Galopeira, mas foi em 1982, que explodiram no sucesso com Fio de cabelo, e a partir daí ganhamos outros clássicos desse estilo como Evidências, Brincar de ser feliz, Sinônimo, Página de amigos, Alô, Coração Sertanejo, Nuvem de lágrimas, Pensando em minha amada, Um homem quando ama, No rancho fundo, Frio da solidão, Coração vazio, Caminhoneiro, dentre outros!

A dupla é tida como "Os meninos do Brasil" e, na verdade reinam nesse estilo! Já realizaram duetos em discos com artistas como Fagner, Ney Matogrosso, Roupa Nova, Zé Ramalho, Fábio Jr., Simone e Roberto Carlos. Aliás, esse último dueto era um sonho antigo acalantado pela dupla e pelo rei que foi realizado em 2005!

Também já se aventuraram pelas telinhas com programas musicais no Sbt, na década de 80; na Globo (Amigos, juntamente com Zezé e Luciano, Leandro e Leonardo), nos anos 90; e na Record, em 2004.

Atualmente estão com um cd/dvd acústico gravado de forma diferente do convencional, pois gravaram em formato de lual, em uma fazenda, com a participações de artistas como Lulu Santos. Em mais de trinta anos de carreira, são campeões de vendas e de sucessos presentes nas rádios e nos corações apaixonados desse Brasil, seja na área urbana, seja no interior e Sertão!

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Fala, homem... Na verdade, a música sertaneja que entrou em evidência na década de 1990 é considerada neosertaneja, pois junta elementos de música country. Os meninos do Brasil, de fato, cresceram muito no nosso cenário musical, comprovando que não são tão modismo assim. E, apesar de alguns não compactuarem com seu estilo, eles merecem nosso respeito. Parabéns pela lembrança.

Abraços,
Vinícius Faustini

www.flogao.com.br/emocoesrc

Blog El Rey Roberto Carlos disse...

Bicho lembrando que este último CD/DVD acústico é um dos mais vendidos no Brasil atualmente.

"Os meninos do Brasil", como foram carinhosamente apelidados pelo Rei, são com certezas um dos principais nomes dessa rica música Sertaneja, que foi a febre do país no anos 90 e hoje se refina a cada dia mais, se tornando uma música agradável a 'todos' os ouvidos.

Abraços!

Felipe Moura
www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Não vou aqui falar da música sertaneja pois o que sei aprendi lendo o texto “Os reis da música sertaneja” constante deste Blog.
O que vou falar é que, não sendo um grande curioso e muito menos especialista em música, seja do Brasil, seja de que país for, pelo menos sou um adepto daqueles que levam a vida fazendo algo digno de nota, algo que contribua para alimentar culturalmente quem busca nutrientes vitamínicos que melhor façam girar a roda da vida.
Por isso, desde o inicio que sou um adepto do Blog “Música do Brasil”, que o mesmo é dizer admirador daquele que lhe dá a alma: o meu Amigo Everaldo Farias, ao qual nunca me canso de tirar o meu chapéu e pedir bis, tal é o seu amor e entrega pelo empreendimento que logrou levar a cabo, bem patente nos muitos temas já publicados.

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Dupla admirada por RC, que os levou a participar de alguns dos seus especiais. A canção "Arrasta uma cadeira" que os três cantaram juntos no especial e faz parte do cd "Duetos" do rei, teve a autorização de RC e também faz parte do cd "Vida Marvada" (e não malvada)da dupla sertaneja.

Um grande abraço

Derbson Frota disse...

Essa dupla inconfundível já faz parte há muito dá história da música nacional! Não é a toa que o rei é fã deles...

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.