domingo, 17 de fevereiro de 2008

Por entre bancários, automóveis, ruas e avenidas...

É com esse trecho da canção Que maravilha, em parceria com Toquinho que podemos definir Jorge Ben Jor que possui uma obra simplesmente sem bula explicativa e sem contra-indicação... Tudo isso é explicado pela influência e pelo trânsito percorrido por esse carioca da gema. Como quase todos os aristas de sua época, foi influenciado por João Gilberto, mas ouvia na infância Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e Ataulfo Alves.

É difícil classificar sua música e seu balanço, que são inconfundíveis, fruto de sua passagem por todos os programas e movimentos que ocorreram no início de sua carreira como Jovem Guarda, Pequeno mundo de Ronnie Von, Fino da bossa e Tropicália, sendo o único artista a frequentar todos!

Jorge também é um dos únicos compositores a ter suas canções gravadas por todas as correntes musicais, pois já foi visitado por artistas como Ella Fitzgerald, Julio Iglesias, José Feliciano, Elis Regina, Wilson Simonal, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Os Mutantes, Gal Costa, Maria Bethânia, Claudete Soares, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Fernanda Abreu, Leci Brandão, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Alcione, Caetano Veloso, Forróçacana, Mundo Livre SA, Skank, Lulu Santos, Marisa Monte e tantos outros artistas de todos os estilos e gerações, o que o deixa no pico dos grandes compositores...

Seus sucessos se tornam inesquecíveis, independente da época do lançamento. Cadê Tereza, Charles Anjo 45, Chove chuva, Fio maravilha, Jorge da Capadócia, Mas que nada, País tropical, Por causa de você menina, Que maravilha, Salve Simpatia, Que pena, Taj Mahal, W/Brasil e tantas outras são sempre lembradas, pois além de estarem no repertório dos shows do Ben Jor, são muito cantadas e até gravadas pelos diversos artistas, alguns já citados!

Tão inconfundível e único quanto seu balanço é sua ligação com o futebol e seu time de coração, o Flamengo, expresso em diversos sucessos como em Fio Maravilha e País tropical, letra que transcrevo abaixo, por acreditar que é a melhor canção que esse artista poderia fazer para expressar a cultura do país que tanto ama e animar a festa, além de saudar sua simpatia:

País Tropical
Jorge Ben Jor

Moro!
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza (Mas que beleza!)

Em fevereiro (Em fevereiro!)
Tem carnaval (Tem carnaval!)
Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo, tenho uma nêga chamada Tereza...

Sambaby, Sambaby
Sou um menino
De mentalidade mediana (Pois é!)

Mas assim mesmo feliz da vida
Pois eu não devo nada a ninguém (Pois é!)
Pois eu sou feliz muito feliz, comigo mesmo...

Moro!
Num País Tropical
Abençoado por Deus
E bonito por natureza (Mas que beleza!)

Em fevereiro (Em fevereiro!)
Tem carnaval (Tem carnaval!)
Eu tenho um fusca e um violão
Sou Flamengo, tenho uma nêga chamada Tereza...

Sambaby, Sambaby!
Eu posso não ser
Um Band Leader (Pois é!)

Mas assim mesmo lá em casa
Todos meus amigos, meus camaradinhas
Me respeitam (Pois é!)

Essa é a razão da simpatia
Do poder, do algo mais
E da alegria...

Moro!...

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Everaldo,

O que falar de Jorge Ben Jor??? Ele em si já se define. Precisa falar algo sobre ele depois de ouvir suas músicaS???

Grande mestre !

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

A música do Jorge tem uma batida inconfundível. Sobre a música "Taj Mahal", que foi cantada no especial do RC em 2006, onde o rei fez o dueto apenas no refrão (Tê-Tê-Têteretê). Esse refão foi motivo de gande polêmica. Jorge acusou Rod Stewart de ter plagiado o refrão (comprovado) na canção "Do You Think I'm Sexy?.

O rei e seu cumpadre também fizeram o dueto nesse mesmo especial, onde cantaram outro clássico do Jorge "Que Maravilha".

Um grande abraço,

C. Marley

Anônimo disse...

"Grande Jorge, tô na Dele"

Jorge ben ou benjor esse é um cara mistificando, um "baita" de um compositor...

Fez músicas que ficaram na memória do povo brasileiro.

Abraço!

Felipe Moura
www.reyrobertocarlos.blogspot.com