sábado, 23 de fevereiro de 2008

Projeto Pixinguinha - Uma homenagem ao Músico Brasileiro...

Quem já ouviu esse trecho do choro Carinhoso: "Meu coração, não sei porque bate feliz quando te ver..." talvez não conheça seu autor, sobretudo os mais jovens. Trata-se de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro Pixinguinha. Seu choro mais famoso foi feito em parceria com João de Barro.

Projeto Pixinguinha é o nome de um evento cultural que tem por objetivo difundir a música popular brasileira em todo o país. Criado em 1977 pela Funarte em parceira com as Secretarias de Cultura Municipais e Estaduais. Interrompido desde 1997 por falta de verba, foi retomado em 2004 e atualmente é favorecido pela Lei Rouanet, sendo a multinacional Petrobrás a maior patrocinadora.

Por onde passaram, as caravanas do Projeto levaram ao conhecimento do púbico talentos consagrados e revelaram novos: Simone, Jane Duboc, Sueli Costa, etc. O Projeto Pixinguinha foi responsável pelo lançamento nacional de artistas com o Djavan, Zé Ramalho, Zeca Pagodinho, Adriana Calcanhoto, Zizi Possi entre outros.

Assisti ontem, 22/02 na Praça do Arsenal em Recife, uma das edições do projeto com apresentações do pianista André Mehmari e do já consagrado Ivan Lins! O André é um grande pianista e já tem discos na praça, o que torna o Projeto Pixinguinha ainda mais precioso por apresentar músicos desse quilate ao público. Iniciou o show e em seguida, chamou ao palco o grande músico, cantor e compositor Ivan Lins, que presenteou o público com seus clássicos Bandeira do divino, Lembra de mim, Passarelas no ar, Vieste, Bilhete, Lua soberana, Iluminados, Vitoriosa, dentre outras.

Acho muito legal esse tipo de acontecimento, pois shows de artistas como o Ivan estão cada vez mais difíceis e inacessíveis para o grande povão! Os patrocínios estão cada vez mais escassos e, quando acontecem shows de artistas mais consagrados, geralmente se reduzem a locais mais elitizados!

Sem falar que além de promover outros artistas não tão conhecidos, considero iniciativas como essa, uma homenagem ao músico! Além da grande voz do Ivan e do talento do André, os músicos da banda não ficavam ofuscados! Um saxofonista, que nem sei o nome, deu um show e prova que o músico do Brasil é de primeira...

O Brasil tem grandes músicos, gente de peso envolvida com a música, maestros, produtores, instrumentistas, famosos ou anônimos, todos são maravilhosos e de um talento indiscutível o que torna a música brasileira, a melhor do planeta! Isso é uma certeza não apenas minha, mas do Ivan e de tantos que a formam! Tenho certeza absoluta que lá fora também temos grandiosos músicos mas, quem acha que aqui não temos pessoas capacitadas é porque não conhece o assunto!

E vamos ficando por aqui, com o Coração mais famoso do país, uma canção composta entre 1916 e 1917 e que até hoje e sempre embalará os corações apaixonados desse país afora:

Carinhoso
Pixinguinha/João de Barro

Meu coração, não sei por quê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo

Mas mesmo assim
Foges de mim...

Ah se tu soubesses como sou tão carinhoso
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim

Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus à procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz...

Meu coração...

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

O Projeto Pixinguinha é mesmo um oásis em meio a esse deserto cultural que o país tem vivenciado. Os eventos musicais promovidos por particulares, salvo raras exceções (geralmente anuais), são direcionados àqueles que têm condições de pagar quantias exorbitantes.
O show de Ivan Lins, uma maravilha oferecida por esse projeto, foi um grande exemplo de democratização da arte.
As cadeiras da frente estavam reservadas a quem teve disposição para sair de casa mais cedo, não para quem pagou mais. Muitos colegiais que estavam ali por perto foram atraídos pela sonoridade maravilhosa de grandes músicos. Em uma das cadeiras, vi que estava sentado um senhor com alguns saquinhos de amendoins (que provavelmente tentou vender durante o dia).
Quantas vezes temos a chance de ver exemplos concretos de democracia e igualdade? O Projeto Pixinguinha ofereceu tudo isso.

Beijos

Unknown disse...

Um projeto que há muito tempo não víamos. E essa canção...INESQUECÍVEL.