sábado, 16 de fevereiro de 2008

Todo sábado é assim...

Quem nunca cantou ou ouviu essa canção num sábado? Em 1987, essa era a primeira das paradas de sucesso! Mas, seu criador, veio de bem antes... Na década de 70 surgia um artista que marcaria o país! Lembro de um disco (vinil) que meu pai tinha com ele cantando Eu quero apenas carinho... Alguns de seus primeiros discos saíram em parceria com Fernando Mendes, outro artista contemporâneo.

Mas, foi na década de 80 que ele atingiu o sucesso e o auge de sua carreira! Sobretudo no período 1985-1991. As rádios tocavam muita música romântica e José Augusto era destaque com composições próprias ou de outros compositores famosos como Michael Sullivan!

Dessa safra, saíram coisas lindas como Fantasias, Sábado, Amar você, Chuvas de verão, Sonho por sonho, Fui eu, Aguenta coração, Sonho dourado, Eu e você, Sou assim, Coisinha estúpida, A minha história, Amantes, Separação, Evidências, Por eu ter me machucado, De igual pra igual, Desejos, Não dá pra te esquecer, Querer é poder, Só você, Tudo deu em nada, Te amo, Vida cigana...

E suas interpretações e composições, em sua maioria com Paulo Sérgio Valle, foram caminho de sucesso para outros artistas como Alcione, Simone, Chitãozinho & Xororó, Xuxa, Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo, e duetos com Kátia, Caetano Veloso, Roupa Nova e Roberta Miranda.

Artista reconhecido internacionalmente, Zé Augusto ganhou vários prêmios em sua carreira internacional com a versão da música Luzes da Ribalta, de Chapplin. Seria legal se a mídia não fosse tão cruel e desse mais espaço para um artista como esse, que se prepara para gravar seu primeiro dvd.

É com o romantismo característico desse artista que ficamos, com a letra da canção Eu e você:

Eu e você
Renato Barros/Vadinho
Participação Vocal: Roupa Nova

Amar você é bom demais
Que mais posso querer
Se tudo você tem melhor
Pior é te perder

Me perdi na luz do teu olhar
Me encontrei quando encontrei você

E tudo é emoção, prazer
É cor, eu e você

Depois do amor
Quando adormecer
Me leva no teus sonhos

Quando acordar
Quero estar com você
E todo nosso amor recomeçar

E tudo é emoção, prazer
É cor, eu e você

Um forte abraço a todos

6 comentários:

Derbson Frota disse...

Pra mim, depois do rei Roberto Carlos, José Augusto é o cantor mais romântico do Brasil. Quem nunca se apaixonou ouvindo " sonho por sonho", "Só você" e "sonho dourado" , sofreu com "Sábado" e gritou de emoção com "aguenta coração"? Ele tem carisma, tem obra, tem estrela" Até o "guguflê guguflê" dele, no especial do rei, em 90, é absolutamente perdoável...rsrsrsrs

Abraços
Derbson Frota
Tianguá CE

Anônimo disse...

Não sou muito fã do José Augusto. A voz dele não me agrada. Mas gosto do estilo de música dele.

Abraços

Anônimo disse...

Também gosto muito do estilo romântico de José Augusto. Algumas de suas músicas marcaram períodos muito agradáveis da música brasileira, quando as rádios valorizavam mais o aspecto tranqüilo e poético de determinadas interpretações.
Como vc mesmo disse, quem dera se ainda restasse espaço na mídia para esse grande talento.

Beijos

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

O seu romantismo todos conhecem, tanto como cantor como compositor. Possui uma voz agradável. Se espelhou com certeza em RC. Gravou algumas canções do seu repertório. Prestou várias homenagens a RC: Compôs "Prelúdio para um rei" e gravou "O rei". No disco "Ao Vivo" de 1999, faz outra homenagem a RC e canta um pout-pourri do repertório do rei. Pra quem não sabe ele versionou e gravou a canção "De repente o amor", que RC só gravou em espanhol. Gravou também a versão de RC/EC "Qualquer jeito". Com RC fez um dueto no especial da Globo, cantando "Fera ferida", onde ele esqueceu uma parte da letra e improvisou umas palavras ilegíveis...

Um grande abraço,

C. Marley

Unknown disse...

Gosto muito do José Augusto; ouvia muito suas canções na década de 80 na adolescência.
Um abraço.

Anônimo disse...

José Augusto. Um dos meus cantores preferidos a seguir a Roberto Carlos. A primeira canção que ouvi dele foi "Faz de conta" e a primeira impressão foi que era Roberto Carlos, mas continuei ouvindo e notei que sua voz não era bem igual à de Roberto e gostei da música, a seguir apareceu a telenovela "Barriga de aluguer" onde ele cantava " "Aguenta coração" a partir daí comencei a procurar sua música e tenho muita em português e alguma em espanhol, sei que sua discografia é muito vasta.
Lembro de o ver cantar "fera Ferida" junto a Roberto Carlos num especial. Como admirador do Rei ele tem duas músicas a ale dedicadas "Prelúdio para um rei"
e "O rei" que eu conheça.
Celebro amigo Everaldo, você ter trazido aqui a José Augusto, grande cantor e compositor da música brasileira...

Abraços..