quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Um banho de cheiro...

Elba Ramalho é, sem sombra de dúvida uma grande intérprete da música popular brasileira! Com supremas raízes nordestinas, constrói a cada novo trabalho uma carreira fascinante e com extrema dedicação! Uma cantora de extremo profissionalismo...

Comprovei isso recentemente em uma festa de minha cidade, Limoeiro, interior de Pernambuco, onde assisti a seu show acompanhado de minha noiva. Geralmente, artistas desse porte chegam a cidadezinhas do interior, cantam alguns minutos e vão embora! Pois, Elba mostrou que é a mesma profissional cantando lá ou no exterior! Fez um show arrasador de duas horas, expondo toda energia que emana e levantando seu público de todas as idades sempre com hits inesquecíveis como De volta pra o aconchego, Leão do Norte, Tropicaliente, Ciranda da rosa vermelha, Bate coração, Veja, Ai que saudade de ´ocê, Asa branca, Chão de giz, Entre o céu e o mar, Chorando e cantando, Dia branco, Banho de cheiro, Frevo mulher, Morena de Ângola, Pagode Russo, Sabiá, entre tantos outros onde mescla suas raízes de baião, frevo, maracatu, xote, caboclinho e forró, apresentando seus compositores favoritos e mais constantes: Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Nando Cordel e Luiz Gonzaga, com os quais já teve a honra de dividir o microfone em algumas vezes!

Pouca gente sabe que Elba começou a carreira como baterista de uma banda feminina chamada as Brasas em 1968. Esse conjunto se transformou em grupo teatral. Elba chegou ao Rio como atriz de teatro, mas sempre buscando participar de musicais onde pudesse explorar suas duas vocações e em 1978 participou da montagem da peça Ópera do malandro de Chico Buarque, que lhe rendeu prêmios e seu contrato com a CBS, para gravar seu primeiro disco.

Atualmente Elba continua fazendo esses grandiosos e prazerosos shows que comentei acima e divulgando o disco com o título Qual o assunto que mais lhe interessa? A nós, sempre será interessante falar e divulgar uma artista com tanta humildade e profissionalismo, pois estamos sempre recebendo essa energia positiva que a Elba Ramalho emana!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Depois de assistir a dois shows de Elba Ramalho, posso confirmar tudo o que vc disse! Ela é extremamente profissional, dedicando-se com ardor à música e às raízes culturais do nordeste. Nunca imaginei que, em uma cidade pequena como Limoeiro, com um público muito menor do que aquele para o qual ela costuma se apresentar, seria possível visualizar tanto encanto e tanta beleza.

Beijos

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Como atriz teve uma excelente performance no especial da Globo "Vida e Morte Severina". Como cantora é quem melhor representa a tradicional música nordestina.

A sua voz no estilo romantico também tem o seu encanto. Vale a pena ouvir o dueto Elba e Silvio Cesar (autor da canção), interpretando "Pra você", que RC gravou no disco de 1970.

Um abraço

C. Marley

Anônimo disse...

Elba Ramalho é uma das cantores brasileiras de que mais gosto.
Embora nunca tenha tido a oportunidade de assistir a um espectáculo seu ao vivo, tenho vários discos dela que não me canso de ouvir. Na realidade da Elba emana uma "energia positiva" que muito provavelmente se deve ao seu grande "profissionalismo", ao seu encanto pessoal e ao seu "toque nordestino".

Um abraço

Paula (Portugal)