sábado, 15 de março de 2008

Ao meu Brasil...

Julio Iglesias está no Brasil, mais precisamente aqui em Recife, hoje! Julio é um cantor que se popularizou no Brasil nas décadas de 70 e 80 e intensificou sua dedicação profissional e pessoal com esse povo que tanto ama. Há um bom tempo fora dos palcos brasileiros, decidiu fazer uma turnê sul americana, incluindo o Brasil e passando em capitais como Porto Alegre, São Paulo, Recife e Brasília para divulgar o álbum Romantic Classics, lançado em 2006 e comentado aqui no blog em dezembro de 2007 (É só procurar nos arquivos).

Seu amor pelo país é tão intenso que em 2001 fez um disco com o título Ao meu Brasil. Com todas as canções gravadas em português, sendo algumas versões de canções originalmente gravadas em espanhol, e outras feitas exatamente para esse projeto. Vale lembrar que o último disco totalmente em português lançado no Brasil aconteceu há mais ou menos 20 anos atrás. Foi o disco Minhas canções preferidas, onde o Julio fez versões de seus sucessos em espanhol até então, penetrando de vez no mercado brasileiro, forte para o cantor hispânico. Depois desse, sempre lançava um disco com mesclas em português, espanhol e mais raramente em inglês. Vale reforçar que Julio é dos poucos cantores internacionais a fazerem esse tipo de projeto aqui no Brasil, uma visão mercadológica que lhe rende êxitos, o que explica em parte, suas expressivas vendagens.

O disco inicia com Dizem que os homens não devem chorar, versão de Fernando Adour para Los hombres no deben llorar, canção que o rei Roberto já apresentara em 1992 ao Brasil, só que com uma adaptação de letra diferente da que o Julio ofereceu. Em seguida, canta Mal acostumado, canção do grupo baiano Araketu que o Julio gravara no ano anterior em espanhol e que também já foi regravada por Simone e Joanna. História de amor, Água doce água do mar e A estrada, originalmente do cd 1995 voltam a figurar nesse projeto, exatamente como no original.

Algumas ousadias do Iglesias podem ser conferidas com Se um dia fores minha, versão inédita em português do famoso tango de Garldel, El dia que me quieras que Julio já havia gravado em espanhol no álbum Tango de 1996, e na adaptação do fado Canção do mar (Meu Brasil, Meu Portugal), provavelmente com o propósito de levar o projeto a Portugal e a países hispânicos. Constam ainda no disco as canções Jogue para mim a culpa, Vida, Voa amigo voa alto e Pelo amor de uma mulher, esta última já um clássico do Julio no Brasil, originalmente gravada em 1984 no álbum Julio, e reformulada em 1994 no álbum Crazy.

Julio sempre plantou amigos no Brasil e recentemente, demonstou isso em seus lançamentos, visitando o gênero sertanejo e realizando duetos com Daniel, na canção Viver a vida de 2000, e Zezé di Camargo e Luciano, na canção Dois amigos de 1998, ambas presentes nesse projeto. Alheio as possíveis críticas em relação a esses duetos por conta de preconceitos existentes, visitou os principais programas de televisão do país para promover esses duetos. Gravou na Suécia o clipe da composição que encomendou pessoalmente a Zezé di Camargo.

Mas, seu grande sonho é gravar com Roberto Carlos, seu ídolo no Brasil. Talvez a forte amizade e admiração de ambos possa um dia fazer com que estejamos falando sobre isso ou até uma grande turnê desses dois grandes artistas que fizeram a história da música mundial divulgando o amor onde estiveram. Por isso é motivo de alegria saber que o Julio está aqui em minha cidade porque com certeza os ares estão mais repletos de romantismo que esse artista tanto proporciona!

Um forte abraço a todos!

10 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Everaldo,
Fico muito feliz em saber que Júlio Iglésias está em Recife, aí bem pertinho de você, na sua cidade.
O Júlio é um dos meus cantores preferidos, talvez o segundo, a seguir a Roberto Carlos. Considero os seus estilos semelhantes no que toca à maneira romântica e sensível como ambos interpretam as canções.
Penso que aquilo que o amigo anseia, ou seja, Júlio e Roberto gravarem juntos e porque não a tal turné conjunta, seria o máximo para nós que somos fãs desses dois grandes vultos da canção actual.
Parabéns pela matéria deste post.
Um grande abraço,

Paula (Portugal)

Mazé Silva disse...

Parabéns pela matéria, meu amigo!!!

Julio Iglesias, grande cantor hispânico, mesmo sendo um astro de grande renome internacional, nunca deixou de divulgar a nossa cultura, mostrando através de suas gravações feitas em português, pelos Durtos com excelentes com cantores e compositores de diferentes estilos e gêneros musicais.

Elevou e levou a música sertaneja, que é belíssima e riquíssima, aos palcos nacionais e mundiais, divulgando em emissoras de televisão esse belo trabalho.

Eu também gostaria que, Julio Iglesias e Roberto Carlos, fizessem um trabalho juntos, já que os dois são românticos e gostam sempre de cantar o amor.

Everaldo, aproveite a presença do Julio por Pernambuco e viva momentos de alegrias e emoções.

Beijos da amiga.

Mazé Silva.

Anônimo disse...

Amigo Everaldo,

Fico feliz e saber que Julio já está no Brasil. Gosto muito dele, e o considero o segundo melhor cantor romântico do mundo (O primeiro é um certo cantor que não recordo o nome... Um cabeludo...) rsrs

Abraços

Anônimo disse...

Julio Iglesias é uma das maiores referências da música romântica mundial, e só por isso já mereceria o nosso aplauso.

Gosto de muitas, muitas músicas do repertório dele.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Unknown disse...

Gosto muito do cantor Julio Iglesias; tenho vários Cds dele.
Parabéns pelo comentário.

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Fortaleza foi também uma das capitais que teve show de Julio Iglesias. O show foi na sexta-feira, dia 14, no Siará Hall.

Um grande abraço,

C. Marley

Anônimo disse...

Julio Iglesias: Meu conterrâneo,tenho o prazer de vir aqui a deixar um comentário para ele, não é nada, para tudo o que merce, pela brilhante carreira ao longo de sua vida, pois ao igual que Roberto Carlos sua voz é inconfundível, cantor romântico por excelência.
Não tenho toda sua música, mas sim parte dela.
Sei que neste momento se deve encontrar no Brasil, para sorte daqueles que viram seu espectáculo.
Julio Iglesias grande admirador de Roberto Carlos, palavras suas no programa de Jô Soares faz alguns anos.
Músicas que eu podia destacar aqui
seriam muitas mas só vou dizer algumas:
"Quiero" Música de "Romance anónimo" (Juegos prohibidos) que na voz dele resulta muito bem.
Candilejas de (Chaplin) do filme "Luzes da Ribalta","Un canto a Galicia","Alma llanera", "Por el amor de una mujer" e não poderia deixar de mencionar " Sentado a beira do caminho" de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Foi muito oportuno trazer neste momento que se encontra no Brasil a Julio Iglesias.
Abraços.

Felipe Moura disse...

Grande Everaldo, por isso que eu venho aqui!

Muito boa a matéria bicho! O Julio, nem preciso falar né!

Abração!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos

Anônimo disse...

Li ontem que Julio Iglesias ficou muito irritado depois que um fã bêbado driblou a segurança e conseguiu subir no palco, no Show em Recife! Já assisti a dois shows do Julio em P.Alegre e é um grande espetáculo!!! Parabéns amigo Everaldo pela matéria!

Kevork

Anônimo disse...

Olá, descobri esse blog por acaso ao procurar uma musica que o Julio canta.
Gosto muito de Julio Iglesias e da sua musica romântica.
A anos venho tentado descobrir o nome da versão, talvez original, de Pelo amor de uma mulher, que era cantada em francês e tocava nos anos 70, se não me engano, nas rádios.
Se alguem puder me ajudar a descobrir meu email é kingfisher@ig.com.br
Muito Obrigado
Elton