sábado, 22 de março de 2008

Devia ter me importado menos com problemas pequenos...

Banda de rock formada em São Paulo no início dos anos 80, Os Titãs se destacam pela altíssima qualidade no rock, com letras e melodias marcantes. O que dizer de Sonífera ilha, Marvin, Enquanto houver sol, Comida, Epitáfio, Pra dizer adeus, Homem primata, Go back, É preciso saber viver, Família, só pra citar algumas? A formação inicial dos Titãs do iê-iê era de nove integrantes: Arnaldo Antunes , Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung. Além da quantidade exagerada de vocalistas no palco, chamava a atenção o visual extravagante dos cabelos, ternos de bolinhas e gravatas.

O primeiro álbum, "Titãs", foi lançado em agosto de 1984 e trazia "Sonífera Ilha", um verdadeiro fenômeno radiofônico. Uma das músicas mais executadas naquele ano, a faixa levou os Titãs a fazerem sucesso em outros Estados do Brasil, além de ter ajudado a banda a realizar um sonho antigo: aparecer na TV, em programas consagrados apresentados por Chacrinha, Bolinha e Raul Gil.

O ápice da banda em disco ocorreu em dois momentos: em 1986 com "Cabeça Dinossauro", álbum que trouxe um novo Titãs e é considerado o melhor da Banda, e segundo muitos, o melhor do rock brasileiro de todos os tempos; e em 1997 com o Acústico mtv, que vendeu 1,7 milhões de cópias, seguido de Volume Dois, no mesmo formato do Acústico, 800 mil cópias vendidas... embora esse volume dois não seja uma continuação do acústico pois traz canções inéditas.

E depois de uma série de acontecimentos, prisões, gravações e fracassos, afastamentos e reaproximações, mas sobretudo muita persistência, os Titãs seguem não mais com nove, mas cinco integrantes: Paulo, Tonny, Branco, Sérgio e Charles fazendo shows e lançando hits maravilhosos como esse abaixo que traduz uma filosofia pura, típico da banda, durante toda sua carreira!

Epitáfio
Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger,
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

Um forte abraço a todos e Feliz Páscoa!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Grande banda. Dos que dispersaram para trabalhos solos, continuam em evidência Nando Reis e Arnaldo Antunes. Paulo Miklos fez uma participação solo no projeto do cd "Rei", que homenageou RC, junto vários outros cantores. Nesse disco ele interpreta "Sua estupidez" da dupla RC/EC. O grupo ja cantou no especial do RC e tentaram gravar "Quero que vá tudo pro inferno", vetado pelo rei, mas liberou outra em seu lugar "O portão".

Um grande abraço

Vinícius Faustini disse...

Fala, homem.

Gosto muito dos Titãs, acho uma banda talentosíssima, e é legal ver a versatilidade dos artistas que estão ou que passaram lá - como compositores, como artistas de carreira solo e até mesmo como escritor (caso do Bellotto, que fez livros com o detetive Bellini, e um deles virou um bom filme - "Bellini e a esfinge"). Esta letra que você colocou foi criada a partir de um poema que é atribuído ao escritor argentino Jorge Luis Borges - que tem dentre os versos a pérola "devia ter tomado mais sorvetes...".

Quanto à gravação de "O portão" lembrada pelo nobre colega Marley, confesso que detestei. A maneira como eles cantam tornaram a música um berro de uma criança chata que volta das férias com "eu voltei agora pra ficar"... rs.

Abraços, Vinícius.

www.flogao.com.br/emocoesrc

Unknown disse...

Gosto muito dos Titãs! E essa canção em particular, é belíssima!
Eles já regravaram Roberto Carlos, que eu AMO DE PAIXÃO!
Um forte abraço.

CON disse...

ADORO os Titãs!!! Esta música acho maravilhosa...Ano passado usei em minhas palestras...Fiz várias cópias e distribui entre os participantes, foi muito emocionante ver todos cantando. ( Espero que tenham pensado a respeito, rsrsrsr)
Os Titãs me lembram uma fase muito gostosa da minha vida...Sonífera ilha desperta um gostinho de juventude delicioso, rsrsrsrs
Gostei de vê-los aqui!


Beijos azuis