sábado, 29 de março de 2008

Dizem que os dedos sentem sabor...

O samba ou pagode raiz tem um grande nome para celebrar: Jorge Aragão! Sua música não apenas alcançou todo o Brasil e exterior, mas é a única ouvida fora do planeta, quando tocou em Marte! Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Leci Brandão) têm canções de Jorge Aragão em seu repertório. E de outros estilos também, o que se verifica no repertório de Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Sandra Sá entre outros.


Elza Soares foi a primeira intérprete a gravar uma composição dele - Malandro, parceira com Jotabê em 1977. Como cantor participou do grupo Fundo de quintal, seguindo posteriormente, carreira solo onde gravou seu primeiro disco em 1982.

Entre seus sucessos está Coisinha do Pai (com Almir Guineto e Luiz Carlos), consagrado na voz de Beth Carvalho, que valeu uma versão inédita em 1997 para acordar um robô da Nasa em Marte. Outra composição bastante popular é a Globeleza, um jingle feito por Jorge Aragão especialmente para as chamadas de Carnaval da Rede Globo antes da transmissão dos desfiles das escolas de samba. Outros sucessos são Abuso de poder, Espelhos d´água, Coisa de Pele, Vou Festejar, Encontro das águas, Falsa consideração, Do Fundo do Nosso Quintal, Eu você sempre, Papel de pão, Doce amizade, Não sou mais disso, Loucuras de uma paixão, dentre tantos.

Aragão é um grande sambista e um grande compositor, mas seus sambas se diferenciam pela suavidade de sua voz ao interpretá-las, contrariando àqueles que afirmam que os bons compositores não cantam bem, o que podemos comprovar por exemplo em Doce amizade ou no dueto com Jorge Vercilo em Encontro das águas, ou com Emílio Santiago em Espelhos d´água! E algumas de suas grandes canções tornam-se marcantes por algum motivo extra, como já citado em Globeleza e Coisinha do pai, ou por estarem presentes em momentos únicos, como acontece com Vou festejar que se tornou tradicional nas festas de virada de ano nas rádios e residências, como um anúncio da alegria e uma ponte com o Carnaval, mesmo sendo uma letra que fala de um amor que não deu certo.
Não sei se realmente os dedos sentem sabor, mas sem dúvida os ouvidos sentem o bom sabor do samba e do profissionalismo desse grande músico brasileiro!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Jorge Aragão é um cantor/compositor muito sério e muito comprometido com os trabalhos e os eventos que realiza. Não permite que os músicos pertencentes à banda que o acompanha nos shows sejam negligentes, ao mesmo tempo em que cria uma atmosfera de harmonia e tranqüilidade nos lugares por onde passa. Realmente, é um brasileiro que merece o nosso orgulho e a nossa admiração!