terça-feira, 29 de abril de 2008

As canções que você fez pra mim

No mês dedicado ao aniverário do rei, nada mais apropriado que falar sobre esse disco em sua homenagem, talvez o melhor dessa safra, lançado por Maria Bethânia em 1993 - As canções que você fez pra mim.

Gravado em Los Angeles e Londres, produzido por Guto Graça Mello e tendo músicos como Jurim Moreira na bateria, João Carlos Assis Brasil no piano e Pedro Ivo no baixo o disco conta com arranjos de Jaime Alem, maestro de Bethânia e com a Orquestra de Cordas Inglesa sob a regência de Graham Preskett.

Gravar um disco com o repertório do rei da música brasileira não é tarefa fácil, sobretudo porque seu trabalho não deixa "espaços", é tudo muito completo e Bethânia sabia disso, tanto é que a inclusão da orquestra inglesa foi proposital, sobretudo porque o maestro Graham Preskett conhece pouco a obra do Roberto, daí dava pra ter uma concepção bem original, sem influência da arte real.

O disco obteve uma vendagem muito expressiva. Com mais de um milhão de cópias, foi versionado para o espanhol com Las canciones que hiciste para mí. É um disco muito lindo, reconhecido recentemente pelo rei, mais uma vez, em uma entrevista dada na Argentina. Arranjos e interpretações ímpares de Bethânia para clássicos do Roberto como Detalhes, Olha, Fera ferida e Emoções, e canções meio esquecidas de seu repertório como Você não sabe e Palavras. O disco também traz Seu corpo, Costumes, Você e Eu preciso de você. Emplacou dois hits em novelas globais: Fera ferida e Você.

A relação entre a abelha rainha e o rei da música brasileira não é recente. Bethânia foi a primeira a participar de um dueto em disco com Roberto na faixa Amiga em 1982, além de participar de seus especiais da Globo em 1979, 1981, 1982 e 1993. Alheia ao rótulo de que foi "um apelo popular" fazer esse trabalho, Bethânia continua gravando Roberto. Já emprestou sua inconfudível voz para As flores do jardim da nossa casa, Nossa canção, Outra vez, entre outros, sempre com todo o profissionalismo de uma grande intérprete e a dedicação de uma grande fã declarada do rei! Em seu atual show com a cantora cubana Omara Portuondo canta Você não sabe, desse mesmo disco.

Estamos diante de um trabalho majestoso. Um disco requintado com uma interpretação majestosa da abelha rainha e com o repertório do rei da música brasileira. Sem dúvida, um trabalho que tem todas as coisas que um dia sonhamos para nós...

Um forte abraço a todos!

7 comentários:

Vinícius Faustini disse...

O sucesso do disco de Bethânia ainda se deve a outro grande motivo: "Fera ferida" era exatamente tema de abertura da novela homônima no horário nobre da TV Globo. Me surpreendi muito na época com a seleção de Bethânia, por apostar em canções não tão badaladas na obra de RC, como "Palavras" e "Costumes".

Mas ela fez um disco belíssimo, que só realça ainda mais a safra de Roberto e Erasmo. E essa corja que diz que é apelo popular quer arranjar uma desculpa pra desmerecer a obra fantástica de RC, que Maria Bethânia enxerga e interpreta com tanto primor.

Roberto, inclusive, afirmou recentemente sobre o quanto gostou deste disco. Na entrevista concedida ao canal argentino Telefe, ele disse que as gravações o agradaram muito.

Coincidentemente, acabei de citar o álbum no meu blogue. Escrevi o post sobre os anos 90 na série "As décadas de Roberto Carlos", e mencionei que Bethânia gravou o disco. Depois passa pra lá pra ver os detalhes...

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

James Lima disse...

Essa Bethânia... Eta, meu Deus do céu !!! Tenho orgulho de ser brasileiro ao saber que Bethânia nasceu nesse país (e no Nordeste).

Abraços
James
www.rcbraga.vai.la - Finalmente atualizado.

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Considero esse disco tributo a RC o melhor de todos já gravados. Interpretação impecável dessa diva da MPB.

Um gande abraço

Felipe Moura disse...

Bicho esse é "Las Canciones que Hiciste para Mí".

Lembra do seu comentário lá no El Rey, me lembrando da versão em espanhol deste disco da Bethânia? Eu Lembro.

É um Cd memorável, e recentemente o Roberto o elogio, numa entrevista em Córdoba!

Mas 'tô' vindo aqui as 03:12 da madrugada deste dia, de nós Trabalhadores, para te agraciar com singelas palavras de satisfação, pois, hoje é através de vocês que fazem esse trabalho impressionante na Web, que tiramos diversos conhecimentos, no seu caso a música. Felicitações por este sítio que já é referência!

Abração!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos

Anônimo disse...

É ótimo quando um artista se renova e se reinventa.
Bethânia, inclusive, é uma intérprete que não se cansa de nos surpreender com a sua criatividade e com a beleza do seu repertório.


Beijos

Anônimo disse...

Conheço bem as canções de Maria Bethânia, em especial este álbum "As canções que você fez
para mim, que eu considero uma homenagem ao Rei e não só a esse compositor e cantor,que é Erasmo Carlos.
dos especiais que cantou com Roberto só vi um, e destaco também "Duetos" onde ela interpreta junto com Roberto Carlos "Amiga".
Maria Betânia, uma cantora brasileira grande frequentadora dos palcos portugueses....
Muitas seriam as canções que eu destacaria dela mas, fico por
aqui.

Abraços..

Anônimo disse...

Maria Bethânia é sagrada.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net