terça-feira, 22 de abril de 2008

Fagner é Demais...

Fagner é demais, que intérprete, que voz! Em 1993, deixou sua veia artística à flor da pele ao interpretar canções que ainda não havia gravado, num projeto que já acalentava há anos. Canções que já há muitos anos mereciam uma releitura para o conhecimento das novas gerações. Foram vinte meses de preparo até que o disco Demais fosse lançado em maio de 1993.

Com produção de Roberto Menescal, o disco revive alguns boleros, temas de bossa nova e clássicos da música brasileira. Eu sei que vou te amar de Tom e Vinícius ficou divina na voz do cearense mais amado do país. Em seguida, temos Minha namorada, clássico de Carlinhos Lyra e novamente Vinícius, a quem Fagner dedica o trabalho. Uma interpretação sublime é dada a Manhã de Carnaval, uma mescla de suavidade e a voz grave do Fagner para nosso deleite. Nunca e Alguém como tu vem na sequência, assim como Ronda para representar os boleros e o lado seresteiro do intérprete. O mesmo pode ser dito para Da cor do pecado, Gente humilde e Brigas, tema que o fez relembrar o grande seresteiro Altemar Dutra, com quem Fagner já gravou no passado. João Valentão leva o cearense a navegar nas praias baianas de Caymmi. Novamente com Tom na faixa Dindi, é de arrepiar a interpretação. O disco ainda traz Folha morta, apenas no cd, Vingança e se encerra com Demais, faixa título do projeto.

No ano em que a Bossa nova completa 50 anos, nada mais legal que comentarmos esse projeto mais recente, também homengem a esse movimento e dos melhores discos do Fagner. O que falar de canções tão bem produzidas e agradáveis aos nossos ouvidos em sua interpretação? E um repertório de arrepiar qualquer amante da boa música brasileira, mostra o bom gosto desse cearense que sempre cativou seu público com seus maravilhosos lançamentos! Sem falar que tais sucessos acabam nos remetendo a outros intérpretes do passado para determinadas músicas como o caso de Brigas, já comentado ou Gente humilde (Ângela Maria), ou qualquer um desses boleros, já interpretados por tantos seresteiros Brasil afora. Infelizmente, nos dias de hoje, a Seresta é algo muito raro. Aqui no Recife ainda temos um momento saudoso desses que conto em breve!

Um forte abraço a todos!

8 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Raimundo Fagner... com ele quis sair com as velas do Mucuripe, já desejei ser um peixe para borbulhar amor e tomei as rédeas de um coração alado. Um cantor fantástico que merece todo nosso reconhecimento.

Abraços, homem.

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito legal que vc, além de falar sobre a evolução musical, as letras, as apresentações e a importância de grandes nomes da MPB, também aborde algumas de suas obras em particular. Nada melhor para as pessoas que admiram o trabalho desses artistas do que conhecer mais sobre sua obra.
E esse álbum de Fagner, "Demais"...

Beijos

Rosangela Amorim disse...

Uma bela homenagem ao Fagner!
Beijos!!!

Rosangela Amorim / BH

James Lima disse...

Isso é que é cantor !!! Êta nordestino massa, viu??

Anônimo disse...

Grande Raimundo Fagner!
maravilhoso, encantador, sou apaixonada por suas grandes canções(Deslizes, retrovisor entre tantas), dono de uma encantadora voz!
beijos

Anônimo disse...

Raimundo Fagner, grande cantor excelente voz.
Eu conheci a música de Fagner, quando foi lançado o disco onde vinha a música " Borbulhas de amor"
a seguir e naquela época passava no Natal o Especial de RC, onde ele cantava em dupla "Mucuripe" essa música é fantástica, maravilhosa e comencei a me interessar pela sua música.
Eu tenho vários discos dele e falo de algumas músicas:
"Meu primer amor", "Deslizes". Também canta em dupla com Fábio Junior " Eternas ondas" música que eu destaco. Tenho que falar dum fado "Foi Deus" que ele canta maravilhosamente bem.
Eu não conheço muito o historial de Fagner só conheço parte de sua música e sobre o que conheço tenho que dizer que é um cantor que me encanta....

Abraços....

Anônimo disse...

Gosto bastante ou imensamente do grande cantor, compositor e intérprete que o Fágner tem sido ao longo desses anos.

Possui uma voz lindíssima de se ouvir, e a sua melodia agrada sempre pelo seu estilo que escreves e interpreta.

Uma de suas belíssimas canções e que gosto muito é Mucuripe lindamente interpretada pelo nosso Rei Roberto e que ele também canta divinamente bem. Além de tudo é meu conterrâneo, sou sua grande admiradora.

posso dizer de boca cheia que, Fágner é Demais!

Um grande beijo da amiga.

Mazé Silva.

Anônimo disse...

Gosto de Roberto Carlos em primeiro, segundo,..., décimo lugar. Em seguida, vem Raimundo Fagner. Esse mereceria um blog, um site, um portal, para mostrar toda sua arte e sua história.

Parabéns Everaldo você marcou um golaço homenageando o Raimundão.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net