sábado, 12 de abril de 2008

Os compositores do Brasil - 2

Hoje gostaria de homenagear um dos principais compositores modernos que o Brasil possui, Carlos Colla. Já prestei uma homenagem recentemente a outro compositor fantástico, o Michael Sullivan, em 5 de janeiro desse ano, e sempre estarei postando algum, para conhecimento de todos!

A primeira curiosidade da carreira do Colla é que sua primeira composição, A namorada, em parceria com Maurício Duboc foi gravado por ninguém mais que Roberto Carlos em 1971, que conheceu por tocar guitarra no Canecão, no início de sua carreira. Colla também enviou outra canção para o rei, Negra, que o Roberto gravou em 1972. A partir daí, começou a enviar uma canção por ano para o rei e hoje é o compositor mais regravado pelo Roberto! Pasmem, depois de Roberto e Erasmo, entre os nomes que figuram entre os compositores favoritos do rei, Carlos Colla é o número um. São 44 composições para o rei, incluindo as versões de algumas gravações para outras línguas como Falando Sério que foi versionada para o inglês e o espanhol.

O site do compositor http://www.carloscolla.com.br/ define bem o sucesso que acompanha Carlos Colla durante toda sua carreira brilhante: "Não houve ano até agora que, pelo menos uma - quando não mais, de suas composições faltasse nas paradas mensais e semanais de sucessos. Ora com Roberto Carlos, com Alcione, Joana, Sandra de Sá, Fafá de Belém, Julio Iglesias, Chitäozinho & Xororó, Wando, Maria Bethânia, Leandro & Leonardo, Xuxa, Angélica, Menudos, Elimar Santos, Emílio Santiago, Roupa Nova, Zezé di Camargo & Luciano, Nelson Gonçalves, Luís Miguel, Cauby Peixoto, Fábio Júnior, Tim Maia, Wanessa Camargo, Sandy e Junior, Adriana Ribeiro e dezenas de outros cantores."

O que geralmente ocorre é, pela força interpretativa dos nossos astros, geralmente associamos a canção ao cantor, esquecendo quem a compõe. Então pense se ao menos você já não ouviu e cantou alguma dessas tantas canções da autoria do Colla com algum parceiro ou solo: A força do amor, Além da cama, Amor escondido, Bye bye tristeza, Como as ondas do mar, Da boca pra fora, Falando sério, Hoje a noite não tem luar, Judia de mim, Mãe um pedaço do céu, Me conte a sua história, Meu disfarce, Meu vício é você, Mulher ideal, O mundo é de nós dois, Pede a ela, Quantos momentos bonitos, Quatro semanas de amor, Quem é você, Querer é poder, Se o amor se vai, Só liguei porque te amo, Sonho lindo, Sonho por sonho, Tímida, Tudo por nada, Verdade chinesa, Você vai ver. Isso só pra citar algumas das mais de 400 canções compostas por esse grande poeta da música brasileira!

Com isso chegamos a conclusão que compositores como o Carlos Colla merecem todos os espaços de divulgação e agradecimento por tamanha contribuição à música brasileira e esse blog cumpre isso de forma singela, porém com bastante satisfação e admiração à obra desse compositor que abrilhanta ainda mais a música brasileira!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande artista... grande homenagem... grande obra... grande blog.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

É incrível a facilidade com a qual homenageamos intérpretes e artistas famosos, esquecendo, muitas vezes, daqueles que dão mais credibilidade e beleza ao seu trabalho. Sou um exemplo disso, já que vc citou músicas de que gosto bastante, mas cujo autor não conhecia. Hoje a noite não tem luar, Se o amor se vai, Só liguei porque te amo, Sonho por sonho, Tímida, Tudo por nada, Verdade chinesa são algumas entre elas. Foi ótimo saber!

Anônimo disse...

Excelente compositor e pelo visto vem aí mais um sucesso. Pois tudo indica que a música Vidro Fumê interpretada pelo artista RICKY VALLEN vai abalar.
Pois antes mesmo de aparecer na novela Negócio da China, já é um sucesso em seus shows. Aliás o próprio Ricky Vallen é um show. As música de Carlos Colla são simplesmente maravilhosas!!!
O blog está de parabéns por lembrar de tão grande compositor.
Freya

Anônimo disse...

Carlos Colla é maravilhoso,Uma das músicas que mais gosto é "Delirios de amor" interpretada pela Alcione, composição desse maravilhoso compositor e reforçando o comentário anterior a música Vidro Fumê, interpretada pelo também maravilhoso Cantor Ricky Vallen, já está na boca do povo, eu mesma já sei a música toda e vivo cantarolando, até porque Ricky VAllen é musicalidade pura, emoçã a flor da pele. Impossível não gostar e admirar este afinadíssimo e carismático cantor. E olhem só, ainda canta Carlos Colla, um dos mais perfeitos compositores do nosso país. Perfeição em dose dupla: composição e interpretação e com certeza sinônimo de muito sucesso. Parabens paea o criador do site e parabéns a Colla e Vallen! Demais mesmo!
Regiane - Brasília - DF