terça-feira, 8 de abril de 2008

Tu vens, tu vens, eu já escuto teus sinais...

Mais um conterrâneo meu, Alceu Valença, nascido também no interior, São Bento do Una, divisa entre Agreste e Sertão. Possui influências de Luiz Gonzaga e Elvis Plesley, surgindo um artista que engloba forró, repente, coco e principalmente frevo, o mais constante em sua obra, sempre com uma levada que inclui baixo e guitarra. Sua música e seu universo temático são universais, mas, sua base estética está fincada na nordestinidade.

Quando mudou-se para o Recife, onde concluiu o curso de direito, conheceu a música urbana de Orlando Silva e Nelson Gonçalves e decidiu abandonar a carreira de advogado e se dedicou à sensibilidade artística. Como já citado em outro tópico sobre o Geraldo Azevedo, gravou seu primeiro disco em parceria com este no início dos anos 70. Depois desse lançamento, ficou praticamente impossível acontecer um frevo em Pernambuco, sem a participação sonora do Alceu.

Seus discos sempre trazem muito sucesso que geralmente acontecem mais na época do carnaval ou durante as festas juninas, se seguir a linha forró, baião, coco, entre outros. Entre seus hits, estão Beijando Flora, La belle de Jour, Bicho Maluco Beleza, Anunciação, Bom demais, Como dois animais, Coração bobo, De janeiro a janeiro, Morena tropicana, Hino do Galo da madrugada, Me segura se não eu caio, Numa sala de Reboco, Pelas ruas que andei, Ciranda da Rosa Vermelha, Petrolina Juazeiro, Voltei Recife, Diabo louro, Roda e avisa, entre tantas que sempre nos remetem às festas de ruas de Pernambuco, que Alceu tanto divulga nas canções que interpreta.

Algumas gravações são antológicas na interpretação do Alceu, como a gravação do Hino de Pernambuco em frevo, que popularizou e difundiu o Hino entre a sociedade. Outro Hino muito executado no "sábado de Zé Pereira" é o Hino do Galo da madrugada. Outra canção que se notabilizou foi Roda e avisa, um saudosismo dedicado ao Velho Guerreiro e apresentador Chacrinha, também nosso conterrâneo e que Alceu sempre participava de seu programa televisivo.

Alceu participou do primeiro projeto Grande encontro, na década de 90 com Geraldo, Elba e Zé Ramalho. Atualmente se dedica a divulgar seu dvd Ao vivo no Marco Zero, gravado no Recife e com a participação do público fiel que sempre canta seus sucessos nos carnavais e em todos os tempos do ano, quando sempre é legal ouvir sua musicalidade!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Alceu Valença certa vez, inconformado com a estrutura burocrática brasileira, disse que iria gravar um disco e colocar fotos de terno, para que pudesse concorrer nas categorias de música popular brasileira, e não apenas nas de música regional.

É o pesado carimbo do olhar crítico e preconceituoso de todos nós.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Alceu tem canções lindíssimas, que, assim como Pernambuco, são imortais!
Já que vc não citou a música "Tomara", provavelmente porque são tantas que nem cabem em um único parágrafo, vou deixar um trechinho dela aqui, só pra relembrar:

"Tomara meu Deus, tomara
Que tudo que nos separa
Não frutifique, não valha
Tomara, meu Deus
...
Tomara meu Deus, tomara
Uma nação solidária
Sem preconceitos, tomara
Uma nação como nós".

Beijos

Anônimo disse...

Grande Alceu !!! Adoro seu trabalho, e o conheço bem (o trabalho dele, lógico).

Quem não se delicia e tem vontade de sair pulando ao ouvir "Coração Bobo"? Quem não tem vontade de ir num "dois-pra-lá-dois-pra-cá" ao ouvir "Morena Tropicana"?

"Melão maduro, sapoti, juá...
Jaboticaba teu olhar noturno..."

E outra que eu adoro: "Como dois animais"... Eita... essa me mata...

Abraços,
James Lima
Teresina-PI
www.rcbraga.vai.la

Anônimo disse...

A voz do anjo sussurrou no meu
ouvido...Tu vens, tu vens, eu já
escuto teus sinais. Que música
original " Anunciação" muito
bonita, assim como "Morena
tropicana" e outras eu não
conheço toda a música de Alceu
Valença mas gosto muito de
ouvir sua música e sua voz

Não sabia que "Ciranda da rosa
vermelha" era dele, tenho
ouvido esta música na voz de
Elba Ramalho e a primeira vez
foi numa telenovela, grandes
divulgadoras da música
brasileira em Portugal...

Abraços..
Ramalho e a primeira vez