terça-feira, 27 de maio de 2008

Gal Costa canta Tom Jobim

Esse é um dos meus cds/dvds favoritos, um dos melhores trabalhos dos últimos 10 anos. A diva Gal Costa interpretando clássicos do maestro soberano Tom Jobim. Lançado em 1999 em cd e dvd, reune clássicos do Tom e seus vários parceiros como Newton Mendonça, Dolores Duran, Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

Começamos com a orquestra regida pelo grande maestro Cristóvão Bastos e em seguida um suave violão e a voz doce e inconfundível da Gal em Fotografia. Confesso que é de arrepiar ouví-la cantando: "Eu, você, nós dois, aqui nesse terraço a beira-mar..." Em seguida, na mesma linha romântica, Gal interpreta como ninguém a faixa Por causa de você, que guarda uma história curiosa: Dolores ouviu a música de Tom que Vinícius daria letra e fez antecipadamente a composição que conhecemos hoje e ainda mandou um recado para o poeta - "Vinícius, outra é covardia". O poeta que também teria feito um trabalho excepcional, foi cavalheiro com Dolores e, ganhamos mais esse clássico. Mas, o disco tem outras levadas e a seguir, Gal arrasa com o clássico Garota de Ipanema, numa versão em português e inglês. A língua americana também aparecerá mais a frente com Bonita, interpretada nessa língua.

Gal passeia facilmente entre clássicos do Tom como Wave, Estrada do sol, Brigas nunca mais, Desafinado, Corcovado, Anos dourados, Piano na mangueira, Falando de amor, Lígia e arrasa em interpretações fantásticas de Se todos fossem iguais a você, Chega de saudade (com direito a corinho do público), Samba do avião, Chovendo na roseira e A felicidade. Ainda apresenta canções nem tão exploradas do eterno maestro como Derradeira primavera, Esquecendo você, Tema de amor por Gabriela, Janelas abertas e Frevo. E é nessa cadência que o show cresce a cada instante numa alternância entre um samba-canção, uma bossa nova e um samba da melhor safra Tom Jobim, com direito a bolero em parceria com Chico - Anos dourados e até frevo.

Estrada do sol está presente apenas no cd. Algumas canções já foram interpretadas pela Gal em outros trabalhos, mas a versão nesse projeto é inédita e ao vivo. Nos extras do dvd, Gal afirma que era uma das intérpretes favoritas do Tom, que deixa muita saudade ao visitar sua obra. Realmente, a baiana sempre passeou nessa praia, a exemplo do grande sucesso Desafinado e também Caminhos cruzados, que não entrou nesse trabalho. É simplesmente um projeto lindo, sofisticado que mostra porque o seu nome é Gal...

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto ficou bom demais e descreveu com maestria esse álbum tão bonito. Sempre descubro detalhes que desconhecia e que me deixam ainda mais próxima dos intérpretes e compositores a quem admiro.
Gal Costa com certeza é um deles e não fico surpresa com o fato de que Tom Jobim a admirava muito.

Beijos

Vinícius Faustini disse...

O nome de Gal é sempre assinado através de grandes interpretações como este disco que ela nos apresentou. A Música Popular Brasileira merece leituras como estas para a obra de Tom Jobim.

Ótima lembrança, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com