quinta-feira, 15 de maio de 2008

Os ao vivos do Chico 2...

Continuando a falar dos grandes discos ao vivo do Chico Buarque, hoje abordaremos o Chico Buarque - As cidades ao vivo de 1999. Gravado durante a turnê As cidades, explora canções mais recentes e também grandes clássicos do Chico em um disco duplo!

O cd começa com o Chico homenageando a classe artística de quem tanto se orgulha com a faixa Paratodos. Depois segue uma sequência de sambas de sua safra como Amor barato, A noiva da cidade, A volta do malandro e Homenagem ao malandro. A ostra e o vento traz essa lindíssima valsa composta pelo Chico para o filme de mesmo nome. O lado intérprete aflora em Sem você de Tom e Vinícius, uma das poucas regravações que o Chico fez em sua carreira.

Com arranjos do maestro Luis Cláudio Ramos, e parceiro na composição da faixa Cecília, o disco conta com músicos de peso como a pianista Bia Paes Leme e o baterista Wilson das Neves, que sempre acompanha o Chico em suas turnês. A partir de Aquela mulher, uma sequência de clássicos interpretados pela alma feminina como Sob medida, O meu amor, Teresinha, além de Injuriado e Quem te viu, quem te vê, grande clássico que emociona pela lembrança!

O segundo disco abre com As vitrines, seguindo por Iracema Voou, Assentamento, Como se fosse a primavera e o clássico Cotidiano, contrariando quem diz que o Chico todo dia faz tudo sempre igual. Em seguida, apresenta a banda com a faixa Bancarrota blues, seguindo Xote de navegação e o grande clássico Construção, com um novo arranjo de arrasar!

E o show se finaliza com Sonhos sonhos são, Carioca, Capital do samba/Chão de esmeraldas e Futuros amantes, numa homenagem à cidade do Rio de Janeiro. Não poderiam faltar clássicos consagrados do Chico como Vai passar e João e Maria.

É um grande disco que figura entre os melhores do Chico Buarque. Um fato curioso é que esse disco saiu em duas versões, duas capas diferentes, apresentadas nesse post. Foi também lançada uma versão em dvd, com o Chico comentando algumas passagens de sua vida e muitas dessas canções mencionadas do cd cantadas ao vivo. Um disco que resgata alguns clássicos não interpretados no ao vivo anterior e apresenta outras canções também candidatas a clássicas no repertório desse grande compositor da história da música brasileira.

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Em tempos de problemas de gravadoras é sempre uma boa alternativa recorrer a grandes obras do passado. E Chico tem muitas em sua discografia... e que merecem ser sempre revistas.

Ótimo post, homem.

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Vc mencionou a faixa "A ostra e o vento" e eu acabei recordando algumas cenas do filme, em que a personagem principal, tolhida pela tirania do pai, cria fantasias amorosas com o vento. Para uma trama improvável, a maestria de um compositor incomparável.

Beijos

Anônimo disse...

A seguir ao Roberto o grande Chico Buarque!

Abraços