domingo, 18 de maio de 2008

Se eu digo pare, você não repare...

Zeca Baleiro é um dos nomes da música contemporânea. José Ribamar Coelho dos Santos é natural de São Luís, mas foi em São Paulo que obteve seu reconhecimento nacional. O apelido surgiu porque desde criança sempre gostou de balas, daí surgiu o termo "baleiro".

Compositor de sucessos como Flor da pele, Lenha, Proibida pra mim e Palavras e silêncio, respectivamente gravadas por Gal Costa, Simone, Charles Brown Jr. e Fagner, Zeca também interpreta outros artistas como Roberto Carlos, Zé Ramalho e Fagner, com quem já gravou um disco recentemente.

Ele já participou de discos de diversos artistas, tidos como ídolos seus como Gal Costa, em acústico mtv, com a canção Flor da pele, que fez inspirado em Vapor barato, sucesso da baiana; Alceu Valença, no recente dvd do pernambucano, divide a faixa Vassourinha aquatica e com Elba Ramalho, no cd Cirandeira, em que também toca violão na faixa Alma nua.

Mas, a parceria mais marcante, no quesito trabalhos realizados é com Fagner. O cearense que é veterano em discos com outros artistas e duetos, como os dois discos que fez com Luiz Gonzaga, foi generoso e, após regravar algumas composições e duetos com Zeca, partiu para um projeto mais ambicioso, um disco com composições da dupla e gravado pelos dois, em 2003, onde mesclamos a genialidade e experiencia do cearense com a modernidade do maranhense e dois artistas do Nordeste do Brasil para o mundo.
Zeca, com seu violão afinado e seu jeito calmo de interpretar as canções só vem mostrar que se ele disser pare, não reparemos o que possa parecer, porque com certeza, do Zeca, sempre virá uma musicalidade respeitável.



Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Gostei da leitura que ele fez para "Palavras" da dupla RC/EC.

Um grande abraço

Felipe Moura disse...

Junto com Fagner ele se torna louvável!

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El rey Roberto Carlos

Anônimo disse...

Compositor talentosíssimo e uma grande demonstração de que a MPB ainda tem muito a revelar!
As músicas que vc mencionou são lindas e justificam a parceria de Zeca Baleiro com cantores brasileiros maravilhosos.

Beijos

Anônimo disse...

é bicho,esse grande poeta sou super fã,tenho todos os seus discos e videos,meu conterrãneo e este mês lança seu novo disco.(O coração do homem bomba)A música (Muzac) ele diz que fez pra Roberto e Carlos,ví isto no DVD baladas do asfalto e outrs blues ao vivo.

Valeu....abração
Carlos André