sábado, 28 de junho de 2008

Amigo do sol, amigo da lua...

Uma das maiores alegrias que tenho aqui no blog é poder falar de artistas esquecidos da mídia, mas que seguem contribuindo muito positivamente com a música brasileira. E o artista de hoje é sinônimo de sofisticação em seu estilo. Segundo o wikipédia, seu nome verdadeiro é Uday Veloso, nosso Benito di Paula. Natural de Nova Friburgo - RJ, começou sua carreira como crooner nas boates do Rio e de São Paulo. Seu estilo, conhecido por samba jóia, se diferencia dos demais por adicionar ao samba tradicional o piano, apresentando algo mais romântico.

Lançou seu primeiro disco em 1971, que foi censurado por conter a faixa Apesar de você do Chico Buarque. Esse disco ainda continha Azul da cor do mar de Tim Maia e A Tonga da Milonga do Kaburetê de Vinícius e Toquinho. Só obteve sucesso nacional a partir do terceiro disco, Um novo samba, já com barba e cabelos longos e com a canção Retalhos de Cetim. Vários sucessos são relembrados em seus shows como Charlie Brown, Mulher Brasileira, Amigo do sol amigo da lua, Vai ficar na saudade, Se não for amor, Ah! como eu amei, Tudo está no seu lugar, O que é o que é, Que beleza, Quero ver você de perto, Do jeito que a vida quer, Sanfona branca, Amanheceu, Como dizia o mestre, entre outros.

Benito sempre citou em algumas de suas composições, alguns de seus colegas mais queridos, tido como ídolos como Cauby Peixoto na canção Vá escutar Cauby, ou Luiz Gonzaga (Com quem chegou a gravar a faixa Viva meu Padim) na canção Sanfona Branca, ou vários colegas como encontramos na canção Charlie Brown, um de seus maiores sucessos, se não for o maior:

Charlie Brown
(Benito di Paula)

Ê! Meu amigo Charlie
Ê! Meu amigo Charlie Brown,
Charlie Brown...

Se você quiser vou lhe mostrar
A nossa São Paulo, terra da garôa
Se você quiser vou lhe mostrar
Bahia de Caetano, nossa gente boa

Se você quiser vou lhe mostrar
A lebre mais bonita do Imperial
Se você quiser vou lhe mostrar
Meu Rio de Janeiro e nosso carnaval

Charlie Brown, ê...

Se você quiser vou lhe mostrar
Vinícius de Moraes e o som de Jorge Ben
Se você quiser vou lhe mostrar
Torcida do Flamengo, coisa igual não tem

Se você quiser vou lhe mostrar
Luiz Gonzaga, rei do meu baião,
Se você quiser vou lhe mostrar
Brasil de ponta a ponta do meu coração

Charlie Brown, ê...

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

A mídia realmente esquece de muitas coisas boas e de qualidade, que, se mais valorizadas, poderiam fazer a diferença na sociedade. Ainda bem que, apesar disso, o blog não tem esquecido grandes cantores e compositores como Benito de Paula, cujas músicas, além de muito conhecidas, são lindíssimas. Só dessas aí que vc citou conseguimos perceber um repertório musical de muita qualidade.

Beijos

Bernadete Moura disse...

Ah!que saudade de Benito de Paula! É sempre muito bom ler sobre ele e saber sobre sua música. Bom também é saber que ele não foi esquecido por pessoas de bom gosto. Parabéns!

Anônimo disse...

Amigo Everaldo,

o Benito di Paula faz parte da trilha sonora da minha infância. Tenho quase todos os seus discos, já fui a um show dele e tive a satisfação de ter feito uma entrevista com ele.

Esse post é merecido, e você merece o meu APLAUSO.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Charlie Brown sempre me fascinoou pelo som , pelo ritmo, pelo cheiro a Vinicius " vicios", pelo cheiro a Brazil amado......obrigado.
Esta semana, com a minha voz desafinada, "arranjei" 25 fâs dos 3 aos 5 anos de idade ..... já cantam de cor a canção e todos os dias me pedem: pofexora canta "chali boun"......
A boa música é imtemporal e pode ser apreciada em qualquer idade.
obrigado e desculpem se este é um comentário que foge ao padrão.....