sábado, 7 de junho de 2008

Levo a certeza de que muito pouco eu sei...

Renato Teixeira é um grande cantor e compositor do qual nos orgulhamos de termos em nossa música. Com canções conhecidas e consagradas em sua voz e nas grandes vozes do Brasil como Romaria (Elis Regina, Maria Bethânia e Fábio Jr.), Tocando em frente (Almir Sater, Sérgio Reis e Maria Bethânia), Frete (Chitãozinho e Xororó), Meu namorado (Joanna) e Um violeiro toca, Amanheceu peguei a viola, sucessos em sua interpretação, Renato segue cantando as raízes desse país sertanejo.

Atualmente divulga seu dvd 40 anos que conta com a participação de Chitãozinho e Xororó, Pena Branca, Joanna e Leon Gieco. Vem do folk talk, a definição se origina na palavra “povo” e do significado de “folclore”, ou seja, histórias que representam um determinado grupo, ou um povo, com influências do sertanejo raiz, sua base histórica. Também destaca-se na interpretação de outros clássicos como Casinha branca, Calix Bento, No Rancho fundo, O Cio da Terra, Vaca estrela e boi fubá, entre outros.

Renato é da época dos grandes festivais e fez parte desse processo na medida que Gal Costa cantou seu primeiro sucesso: Dadá Maria, sua primeira gravação. E, com o rei Roberto, tem o episódio da canção Madrasta, em parceria com o Beto Ruschel, que foi a canção mais vaiada de todos os festivais e também considerada a que mais destoaria do grande disco do Roberto de 1968, o inimitável, embora, segundo Caetano, é sua melhor interpretação.

Romaria emociona bastante, sobretudo nas interpretações da Elis e do Fábio Jr. Quem resiste ao pensar em frases como: "...Se há sorte, eu não sei, nunca vi..." ou "...Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar..."? Mas, escolhi a letra de Tocando em frente para reflexão, sobretudo pelas críticas que a música sertaneja sofre, independente de ser nova ou antiga. E também esse blog que não quer plantar verdades absolutas, mas apenas sugerir e homenagear artistas como Renato que andam esquecidos da mídia, mas que tem um trabalho valioso e significante e gratificante na música brasileira. São com esses artistas que aprendemos a cada dia. Essa letra simplesmente diz tudo...

Tocando em frente
(Renato Teixeira e Almir Sater)

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia todo mundo chora,
Um dia a gente chega, e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei"!
Há canções que guardam em sua essência máximas filosóficas riquíssimas. A letra da música "Tocando em frente" é uma delas. Basta sentir a intensidade de sua melodia aliada ao tom singelo desse grande cantor/compositor que é o Renato Teixeira.

James Lima disse...

Cara, Renato Teixeira é um grande compositor. Essa canção Tocando em frente é sem dúvida alguma o ápice de sua carreira. Uma pessoa dizer tudo isso em uma só canção, sem dúvida alguma, estava muito inspirada quando a compôs.

Everaldo, uma perguntinha: Você já falou do Almir Sater aqui? Vou usar a busca.

Abraços
James
www.robertocarlos.vai.la