sábado, 14 de junho de 2008

Santanna, o cantador

Um dos maiores forrozeiros da atualidade chama-se Santanna, o cantador. Cearense, de Juazeiro do Norte, este cantador nordestino está na estrada levando seu forró pé-de-serra às comunidades das pequenas cidades do interior do Nordeste há alguns anos.

O sucesso demorou mas não faltou e hoje, Santanna é um dos nomes mais lembrados quando se fala em autêntico forró pé-de-serra, sob sua maior influência, Luiz Gonzaga. E segue os passos do mestre, com estilo muito semelhante, cantando o amor e sua ligação com o Nordeste Brasileiro.

Os forrozeiros nordestinos, em grande parte, tocam sanfona. Santanna sabe violão e é na voz e na interpretação que conseguiu firmar seu merecido sucesso que buscava desde 1984. Muitos comentavam que sua voz era muito parecida com a de Gonzagão, embora nunca tivesse o intuito de imitar o rei do baião. E foi essa fortíssima ligação com Gonzaga que o fez lançar seu primeiro disco em 1992 "Gonzagão, meu professor" com canções do mestre em parceria com João Silva. Veio o segundo disco, que continha a canção Lembrança de um beijo de Accioly Neto e que chamou a atenção de Fagner que a gravou em seu disco de 1994, Caboclo sonhador, o que abriu fronteiras para Santanna que conheceu Robertinho do Recife, grande guitarrista que passou a produzir seus discos anos mais tarde.

O primeiro estouro do Santana veio com a canção Ana Maria, de Janduhy Finizola, em 2001. De repente, as rádios, as festas juninas, o nordeste e o Brasil só tocava Santanna. E todos os seus trabalhos passaram a ser valorizados e tocados, alguns relançados. Em seus discos sempre figuraram compositores da melhor estirpe da música nordestina, como Acioly Neto, Maciel Melo, Petrucio Amorim, Gonzaguinha, Jorge de Altinho, Onildo Almeida, entre outros e sucessos como A natureza das coisas, Bateu saudade, Bote tempo, D´estar, Doidim por você, Lembrança de um beijo, Meu cenário, Tamborete de forró, etc.

E continua fazendo seus shows nas mais variadas cidades nordestinas, sobretudo onde desejam dançar o melhor e autêntico forró pé-de-serra. Quem vier curtir o São João em alguma cidade do Nordeste, pode crer que é possível encontrar algum show seu na programação. Além das canções e de um pouco da história desse nordestino lutador, deixo pra vocês a letra de uma das suas interpretações mais lindas:

A natureza das coisas
(Accioly Neto)

Ô chá, lá, lá, lá, lá
Ô chá, lá, lá, lá, lá, coisa boa é namorar...

Se avexe não...
Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada.
Se avexe não...
A lagarta rasteja até o dia em que cria asa.

Se avexe não...
Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa.
Se avexe não...
Amanhã ela pára na porta da tua casa

Se avexe não...
Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa, segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá...

Se avexe não...
Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa, seja lavadeira...
Pra ir mais alto vai ter que suar.

Ô chá, lá, lá, lá, lá
Ô chá, lá, lá, lá, lá, coisa boa é namorar...

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da voz de Santanna desde que ele lançou o seu primeiro grande sucesso. Fico orgulhosíssima quando vejo cantores regionais serem lembrados aqui no blog, porque a homenagem é sincera e merecida.
A letra que vc destacou é linda, de uma simplicidade admirável.

Beijos

Anônimo disse...

adimiro muito santana um brasileiro e nordestino guerreiro,é realmente um sucesso, mostrando o forró-pé-serra q na minha opinião é o forró mais gostoso de se dançar, sem contar q as letras são realmente lindas e com um toque de simplicidade q só santana tem. agora tambem não podemos esquecer de Dominguinhos q é mestre na arte de cantar. adorei a letra citada por vc no blog,tudo q ela destaca é a pura verdade. bjus

Unknown disse...

mayara:amo santana desde que houvi seu cd pela primeira vez, eu simplismente mim apaixonei por sua vos e ñ sei ficar sem hovir suas musicas por um dia, amo de mais mesmo. eu fasso de tudo para ir aos seus swous...amo esse grande homem