quinta-feira, 31 de julho de 2008

E se os pagantes exigirem bis...

Eduardo de Góis Lobo, ou simplesmente Edu Lobo é mais um grande nome da música brasileira. Pernambucano, filho do compositor Fernando Lobo, começou tocando acordeão e depois migrou para o violão. Apesar de mudar-se para o Rio, sempre passava férias escolares em Recife, acolhendo as influências das duas capitais.

Cursou Direito e já no início dos anos 60 frequentava o famoso Beco das Garrafas assistindo aos shows de João Gilberto, onde também conheceu Vinícius e compôs sua primeira letra - Só me fez bem. Vinícius também escreveu na contra-capa de seu primeiro compacto com composições só suas em ritmo de Bossa Nova. Com o passar do tempo adotou uma postura mais político-social, sobretudo durante o regime militar como podemos observar em composições como Canção da terra, Reza e Aleluia. Paralelo, participava dos Festivais, vencendo em 1965 com Arrastão (dele e de Vinícius) e em 1967, com Ponteio ( com Capinam). Elis imortalizou Arrastão e também Upa neguinho.

Edu também tem uma parceria marcante com Chico Buarque, com quem compôs vários clássicos da música brasileira como Beatriz, A bela e a fera, A moça do sonho, Bancarrota Blues, Choro bandido, Ode aos ratos, Sobre todas as coisas, Valsa brasileira, entre outras, além de várias trilhas para peças teatrais, se tornando por excelência um dos maiores nomes da música brasileira nesse ramo.

Edu sempre afirmou que uma de suas maiores influências foi o Tom Jobim, que fez um belíssimo arranjo para Choro bandido. Já foi regravado por diversos intérpretes como Simone, Milton Nascimento, Gal Costa, Gilberto Gil, Zizi Possi, Martinho da Vila, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Maria Bethânia, entre outros. Ficamos com a letra de Beatriz, uma das mais difícies em termos de interpretação e que o Milton Nascimento a deixou definitiva em sua leitura:

Beatriz
(Edu Lobo e Chico Buarque)

Olha Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz
Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha Será que é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva para sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Ai, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz

Olha Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se um arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

James Lima disse...

Assista a dois vídeos do novo DVD de Roberto Carlos, En Vivo, no Blog *Roberto Carlos Braga*.

Vídeo das canções Que Será de Ti e Cama y Mesa.

www.robertocarlos.vai.la

Em primeiríssima mão.
Não perca !!!

Tadeu Prado disse...

A parceria Edu Lobo e Chico Buarque é sinônimo de qualidade... Chico Buarque... Filho do grande historiador Sérgio Buarque de Hollanda e sobrinho de aurélio Buarque é um dos grandes baluartes da nossa música... Parabéns Everaldo.

www.rcmusicasehistoria.blogspot.com

Anônimo disse...

A música brasileira alimenta a nossa alma,os nossos poetas são fantásticos,Bicho,tá na hora de você falar do grande poeta,grande compositor também,meu conterrâneo Zeca Baleiro rsrsrsr.

Abração
Carlos André
pareinacontramao.zip.net

Anônimo disse...

Parabéns! Seu blog cada vez mais lindo. Bjs

Júlio José disse...

Everaldo, muito obrigado por suas palavras no meu blog, realmente foi uma emoção e tanto. E hoje ainda vou ao show do Rei aqui em Brasília. Pode ficar tranquilo que compartilharei todas as emoções. Um grande abraço.

CON disse...

Este nome é marca de qualidade!!! Eu o acho irrepreensível!
E quando se junta ao Chico então...Meu Deus!!!
Beijos azuis