terça-feira, 1 de julho de 2008

Julio Iglesias é tango!!!

Todos sabem da minha admiração extrema por esse cantor internacional, talvez o mais brasileiro dos espanhóis. A discografia do Julio é marcante em terras tupiniquins. Já abordei o Romantic Classics - 2006 e o Ao meu Brasil de 2001. Hoje, falarei de quando Dón Julio bebeu na fonte dos clássicos à Carlos Gardel: Tango, disco lançado em 1996. Por ter um pai fã do tango, Julio sempre se propôs a um dia fazer um projeto só com canções desse gênero. No passado chegou a navegar nessa praia quando gravou Camiñito, sucesso em vários países, inclusive no Brasil, em português, no disco Minhas Canções Preferidas. E esse projeto finalmente se concretizou em 96.

Com produção de Roberto Livi, o disco começa com o clássico La cumparsita, talvez o tango mais famoso do mundo. Aqui os arranjos cuidadosos com aqueles teclados que só ouvimos no repertório do Julio, mas nada de dispensar o acordeão, clássico instrumento dos tangos. Em seguida, El dia que me quieras da melhor fonte do Gardel, que chegou a ser tema de novela da globo. A versão dada a "A media luz", outro clássico mostra que foi um dos maiores acertos esse projeto de mesclar canções desse ritmo com a voz marcante de um dos maiores cantores do mundo. Outras fontes de Gardel aparecem em Volver, Mi Buenos Aires Querido e Mano a mano. Outros clássicos como Yira yira, Cambalache, El choclo, Adios pampa mia e Camiñito também aparecem no repertório. O que dizer da sua interpretação para o clássico Uno, uma adaptação e um grandioso arranjo que, junto com a voz inconfundível do Julio deram a canção uma interpretação definitiva, diria!

O que mais falar? Apenas ressaltar que estamos diante de mais um grandioso trabalho que a música brasileira teve o privilégio de conhecer, que nos foi proporcionado pelo artista internacional mais brasileiro que conhecemos. Um sabor especial para arranjos carregados de cordas e um disco histórico sobre um gênero musical argentino que, na verdade, começou no Uruguai e ficou imortalizado por Carlos Gardel, na argentina e no mundo todo. E nada mais justo que Julio Iglesias, uma das maiores estrelas do mundo para nos proporcionar esse trabalho magnífico.

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

James Lima disse...

Julio Iglesias é demais, bicho. Parabéns, pela postagem, é sempre bom relembrar grandes artistas por aqui.

Agora manda ver numa matéria sobre a ternurinha Wanderléa que nunca esteve aqui hehehe.

Abração, bicho !
Seu amigo-aniversariante

James Lima
Teresina-PI
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

James,

Quero agradecer suas participações e também o parabenizar em mais um aniversário!

Também quero afirmar que você deve ter virado um mago a partir dessa data porque adivinhou o próximo post. Tá lá a Wandeca pra você e para todos!

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Olá, primeiramente, feliz aniversário! grande professor e nosso cantor! Que bom seria se todos os cantores tivessem este amor pela música, esta cultura eclética e sensibilidade de homenagear as obras de outrem. Everaldo, eu sou sua fã, meu colega de trabalho e mais uma vez parabéns, felicidades!!
Macionize Matias