domingo, 13 de julho de 2008

Marisa Monte é mais, muito +++

Em 1991 Marisa Monte lançou o álbum Mais, o segundo de sua carreira. Produzido por Arto Lindsay, Marisa que já se destacara como cantora, agora mostra seu lado compositora ao lado de parceiros como Nando Reis e Arnaldo Antunes, o que já se pode confirmar na faixa de abertura - Beija eu, parceira com Arnaldo e Arto, que viria a se tornar um clássico na obra da Marisa. A segunda faixa é de Arnaldo, Volte para o seu lar revela o eterno lado Titãs desse grande compositor e músico.

A terceira canção tornou-se mais um clássico imprescindível nos shows da Marisa: Ainda lembro é uma das canções mais lindas da música brasiliera, explorada ao máximo pelos cantores da noite e aqui, Marisa divide os vocais com os arranjos mais que sofisticados do Ed Motta. O disco segue com De noite na cama, canção de Caetano Veloso que o Tremendão Erasmo Carlos importalizou décadas atrás.

Marisa também explora seu lado de intérprete com Rosa, clássico de Pixinguinha. É a hora de alguém dizer: "Mas, como é ousada essa moça"! Mas, é mesmo e com muito êxito, como podemos observar no resgate do folclore nordestino Borboleta, com a participação dos violões de Robertinho do Recife. E mais um clássico de Cartola - Ensaboa, também é interpretado com classe por essa diva. Os ares Titãs também aparecem em Eu não sou da sua rua, parceria de Arnaldo com Branco Melo. E nessa onda Titãs, encontramos mais um clássico da Marisa em Diariamente de Nando Reis, uma letra incrível, recomendações para o cotidiano brasileiro.

Um disco cheio de clássicos, canções do repertório da Marisa que ficaram na memória do brasileiro como Eu sei (Na mira), da autoria da cantora, para reafirmar a grande intérprete e agora também grande compositora. O disco se encerra com Tudo pela metade e Mustapha, parcerias com Nando Reis. Eu não só poderia dizer que é esse um dos melhores trabalhos da Marisa como fiz quando falei de Memórias, crônicas e declarações em 23/12/2007, porque acabo me convencendo que todos os trabalhos da Marisa são melhores, divinos, perfeitos e nós somos abençoados com essas canções e interpretações sublimes...

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

James Lima disse...

Bicho,

Marisa Monte é demais. Não conheço sua obra assim, no íntimo, mas o que eu conheço sobre ela, geralmente é coisa muito boa.

Beija Eu é demais, mas, em toda a sua obra (pelo que conheço, lógico), destaco Amor, I Love You. Ah, não sabia que De Noite Na Cama era do Caetano. Grande Everaldo ! Abrindo portas para qualquer um saber um pouco mais sobre música brasileira.

Um forte abraço, bicho
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Felipe Moura disse...

Marisa é daquele tipo de cantora que consegue eternizar algumas canções. "Beija eu", "Amor I love you" são algumas delas...

Além do projeto "Os tribalistas" que foi um grande sucesso já no século XXI, durou pouco mas como diz uma faixa desse CD, "Podemos voltar a qualquer momento".

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Apesar de gostar muito do CD que vc mencionou, o meu preferido é o álbum "Cor de Rosa e Carvão". Talvez porque ela revisita uma canção lindíssima de Paulinho da Viola, "Dança da Solidão". Mas deixemos isso pra o teu próximo post.
Como vc mesmo disse, a canção "Ainda lembro" é um grande destaque, não só pela melodia e letra, como também pela grande interpretação. Cada álbum que ela lança é uma doce surpresa para os fãs, que se encantam com a sua constante renovação e criatividade.

Beijos

Anônimo disse...

Marisa Monte é uma das poucas artistas que me encantaram com os primeiros versos, sem ao menos saber de quem se tratava.

É algo que simplesmente invade.

E esse cd foi o primeiro que comprei dela.

Valeu Everaldo, boa sacada.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Bicho Marisa monte é maravilhosa com certeza,uma cantora e compositora como poucas,parabéns pela matéria

Abraços
pareinacontramao.zip.net