terça-feira, 29 de julho de 2008

Noites tropicais

Música é um assunto que fascina a muitas pessoas! Na realidade é uma das paixões do ser humano desde muitos séculos. Há quem defina a canção como seu criador! A música é a forma sonora divina!

A nossa literatura, a meu ver deixa a desejar nesse tema! O assunto Música do brasileira é algo bastante vasto, apaixonante e instigantes. Alguns dos nossos principais artistas já contam com biografias, mas é um número pouco expressivo. Sem falar que alguns também enveredam pelo lado da arte e escrevem livros, muitas vezes com outros temas que fogem à canção ou estão totalmente atrelados a ela! É o caso do Chico Buarque e do Caetano Veloso, por exemplo que escreveram entre outros Tantas palavras e Verdade tropical, respectivamente.

Um dos principais nomes nesse contexto é o Nelson Motta. Recentemente lançou uma biografia do Tim Maia, de quem era amigo e participou de muitas passagens em sua vida! E um de seus livros favoritos é o Noites Tropicais, lançado em 2000, que reune grandes nomes e passagens do nosso cenário musical desde a década de 60 até dias atuais. Nesse livro, Nelson, que também é compositor, vide Como uma onda, De repente Califórnia e Sereia com Lulu Santos, aborda passagens particulares de sua vida e de muitos astros, como a época dos festivais, seu encontro com João Gilberto e com Chico Buarque, sua relação com Elis Regina e Marisa Monte, o show emoções do rei Roberto em Cachoeiro, seus shows com o Tim, as Frenéticas, Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicália, Novos Baianos, etc.

E vamos torcer para que mais e mais críticos, escritores e cultos resolvam enriquecer ainda mais nossa biografia musical como vez por outra faz o Nelson Motta como nessa obra prima citada!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Um dos melhores livros que já li.

Fabiano Cavalcante

Felipe Moura disse...

Esse livro é um "Best-seller" nesse segmento musical Brasileiro... É fascinante as linhas que decorrem no texto do Nelson Motta...Uma espécie de "tesão literário" eu diria.

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Rapaz,eu acho tão bacana esse teu blog,falar da música brasileira assim é muito bom .

Parabens

Carlos André