quinta-feira, 24 de julho de 2008

Os compositores do Brasil - 5

A série Os compositores do Brasil traz hoje uma artista que já vendeu milhões de discos, porém, poucos a conhecem, pela nossa má divulgação em relação aos nossos primorosos compositores. Trata-se de Isolda Bourdot, ou simplesmente Isolda, que começou compondo com seu irmão Milton Carlos, quando desde criança brincavam de compor canções para seus teatros de bonecos.

Após participar de alguns festivais, Milton gravou seu primeiro disco, o que abriu as portas para a dupla de compositores. Os dois também trabalhavam em estúdio fazendo vocal e foi numa dessas oportunidades que enviaram uma canção, via Eduardo Araújo para o rei Roberto Carlos. Amigos, amigos foi gravado em 1973 pelo rei e foi essa a mola mestra para a carreira de composição de Isolda. E seguiu compondo com o irmão até o trágico acidente que o levou ao andar de cima em 1976. Isolda continuou compondo sozinha ou com alguns parceiros como Eduardo Dusek e Joanna. E foi compondo sozinha que fez o seu maior sucesso, imortalizada também pelo rei da música brasileira - Outra vez, já regravada por diversos outros intérpretes da música nacional e até internacional como Peppino di Capri e Ray Conniff.

E já foram muitos sucessos gravados pelo rei e por grandes nomes da música brasileira como Alcione, Simone, Roberta Miranda, Maria Bethânia, Ângela Maria, Agnaldo Rayol, Emílio Santiago, Nelson Gonçalves, Chitãozinho e Xororó, Sérgio Reis, entre tantos que já divulgaram sucessos como Amigos amigos, Jogo de Damas, Elas por elas, Depois de você, Um jeito estúpido de te amar, Outra vez, Tente esquecer, Como é possível, De coração pra coração, Pelo avesso, Pior é que eu gosto, Você precisa saber das coisas, etc.

Ficamos com a letra de Pior é que eu gosto, mais uma grande criação imortalizada por Alcione e o registro dessa singela homenagem a essa grande compositora, grande artista que o Brasil não esquece de repetir seus versos de forma apaixonada "Outra vez":

Pior é que eu gosto
(Isolda)

De repente é mais uma vez
Que voce me procura eu nem acredito
Esse tipo de amor qualquer dia
Me leva à loucura eu já não duvido

Eu não sei se o que eu fiz
Foi pior do que você me fez
As palavras doeram tão fundo
Que eu disse prá mim é a ultima vez

Mas teu corpo, teu cheiro, teu gosto
Tem qualquer mistério que mexe comigo
Você chega me pega de um jeito
Me tira do sério parece um castigo

Hoje eu digo que não volto mais
E amanhã ou depois eu aposto
Se eu não te procurar, você vem me buscar
E o pior é que eu gosto

Não dá, você não vai mudar
E se eu me aborreço não sei segurar
Sei lá, se é voce ou sou eu
Só que um sem o outro não pode ficar

Hoje eu digo que não volto mais
E amanhã ou depois eu aposto
Se eu não te procurar, você vem me buscar
E o pior é que eu gosto

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Amigos, amigos falar de Isolda é lembrar de suas belas canções. Um jeito estúpido de te amar seria não reconhecer a grande compositora que ela é. Como é possível não lembrar de “Pelo avesso”. Elas por elas já são mais de trezentas canções já compostas. Nesse jogo de damas a rainha de todas é “Outra vez”. Tente esquecer outros grandes sucessos na voz de renomados artistas nacionais e internacionais e não conseguirá. Mais Isolda não é só compositora, ela também enveredou outros caminhos. Escreveu o livro “Você também faz músicas?”, além de ter montado o seu próprio selo e uma editora com o nome de “Toca Disc”. Para quem ainda não sabe Isolda possui um blog com o seguinte endereço http://www.blogisolda.blogspot.com/ . De coração pra coração, não poderia encerrar sem prestar a minha homenagem ao seu maior parceiro e o seu melhor amigo de todas as horas, o seu irmão Milton Carlos, que nos deixou tão cedo.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Só mais um registro. Isolda gravou um cd "Tudo exatamente assim", onde uma das faixas é a canção "Outra vez".

Um abraço

Anônimo disse...

"O pior é que eu gosto"
Mas eu gosto também de Isolda!
Isolda para mim excelente compositora, como excelentes compositores tem o Brasil.
Conheci a Isolda como compositora,
na música " Outra vez" Na voz magnífica e única de Roberto Carlos. Nao sabia que esta canção tinha sido gravada por Pepino di
Capri e pela orquestra de Ray Coniff...
A seguir conheci outras composições
cantadas também pelo Rei e não só.
Tinha que haver mais Isoldas por aí.
Abraços

James Lima disse...

Bicho, Isolda é demais ! Uma das maiores compositoras da história do nosso país.

Um forte abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Que maravilha de homenagem, Everaldo!! Isolda realmente é uma compositora iluminada, merecedora disso e muito mais... Parabéns por sua iniciativa! Precisamos mesmo valorizar o que de melhor nossa música brasileira tem; Isolda não perde pra ninguém... Abraços