terça-feira, 15 de julho de 2008

A paz invadiu o meu coração...

A paz invade todo coração que se delicia em prazer ao som de João Donato. Esse grande músico, compositor e cantor brasileiro que é patrimônio da nossa história musical. João Donato de Oliveira Neto é natural de Rio Branco, no Acre. Seu primeiro instrumento foi o acordeom, onde com oito anos já compôs sua primeira canção, a valsa Nini. Aos 11 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro onde construiria sua história e da música brasileira com seu inigualável talento. Chegou a participar do programa Ary Barroso, sem obter êxito. Aos 15 anos já era músico profissional como artista da noite. Sua primeira gravação em disco aconteceu como integrante da banda do flautista Altamiro Carrilho, tocando acordeom.

Seu pai era piloto de avião e para a direção de seu primeiro lp, foi escalado um certo Antônio Carlos, que mais tarde se tornaria nome de aeroporto. Ele mesmo, o Tom Jobim que mandou ver um repertório para decolar: No rancho fundo, Carinhoso, Baião estavam no disco. Outro fato curioso é que João Gilberto afirmou tirar a batida de violão mais famosa desse país e que deu origem a Bossa Nova ouvindo o piano de Donato. Em 1972, aconselhado por Marcos Valle e Agostinho dos Santos, Donato grava seu primeiro disco como cantor com grandes parcerias e até uma inédita de Dorival Caymmi. E a partir daí, forma-se mais um grande nome musical, marcante no repertório da boa música brasileira.

Como músico Donato já tocou e gravou com muita gente. De João Gilberto e Tom Jobim até Marisa Monte e Roberto Carlos, esse último pouco se sabe, mas começou cantando na noite acompanhado do piano do Donato, quando ainda cantava Bossa Nova a João Gilberto. Parcerias nas composições são ainda mais populares. Donato já compôs com diversos nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Martinho da Villa, Cazuza, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Aldir Blanc, Abel Silva, Geraldo Carneiro, entre tantos. Dessas parcerias, sucessos presentes como A paz, A rã, Brisa do mar, Cadê você, Naquela estação, Nua idéia, Um dia desses, entre tantas.

Dizer que João Donato é um grande nome da música brasileira é chover no molhado. Mas, em tempos de comemoração da Bossa Nova e sempre que quisermos enaltecer grandes nomes de nossa música, sobretudo os instrumentistas, não podemos esquecê-lo, nem tão pouco de suas "Leilas", suas eternas canções que ficam em nosso cotidiano guardada no compartimento boa música.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

James Lima disse...

Bicho, João Donato é demais.
Gosto muito de suas canções.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

O blog sempre traz grandes nomes, muitas vezes esquecidos pela sua rara presença na mídia. João Donato com certeza é um deles.
"A paz" é um exemplo inquestionável de todo o seu talento e de sua sensibilidade.

Beijos