sábado, 23 de agosto de 2008

Antônio Carlos Jobim em Minas ao vivo...

Eis aqui um show com voz e piano dos mais suaves que encontramos na música brasileira. Em 15 de março de 1981, Tom Jobim se apresentou no Palácio das Artes em Belo Horizonte, com um recital que rendeu o cd do qual falaremos hoje, onde Tom homenageia seus parceiros e alguns dos principais sucessos de sua carreira, sua enorme contribuição à música brasileira.


Um trabalho lindo que mostra um Tom que não esquece ao piano as bobagens de amor, que julga dizer. O show é iniciado com Desafinado, canção que homenageia Newton Mendonça e que Tom lembra ser uma espécie de gênese do seu reconhecimento, posteriormente por intérpretes como João Gilberto. Ainda da safra com Newton temos Samba de uma nota só. Com Dolores Duran, outra grande parceira, Tom relembra Por causa de você e, só instrumental do piano, Estrada do Sol.

Mas, é com Vinícius de Moraes que Tom fez a maioria de seus clássicos, presentes nesse trabalho como Se todos fossem iguais a você, Água de beber, Eu não existo sem você, Eu sei que vou te amar, Modinha, Chega de saudade e Garota de Ipanema, que encerrou o show. Aloysio de Oliveira também foi lembrado nas parcerias em Dindi e Eu preciso de você. Chico Buarque também esteve presente na composição de Retrato em branco e preto. Da safra de composições em que o Tom teve como parceiro apenas seu fiel piano estão presentes Corcovado, Lígia, Falando de amor e Águas de março.

Tom conta curiosidades de sua carreira em algumas canções que interpreta como em Desafinado em que brinca dizendo “ninguém quis gravar, os editores não queriam editar e nem João Gilberto quis nada com ela", ou em Por causa de você, onde conta como a Dolores fez a letra: "Toquei a música, ela tirou o lápis de sobrancelha da bolsinha, em cinco minutos escreveu a letra e botou assim: Vinícius, dois pontos. Outra letra é covardia”. Ou como foi o início da parceria com o Vinícius: “Ele era diplomata e veio de Paris com a idéia de fazer uma peça de teatro chamada Orfeu da Conceição. Chegou no Rio e procurou um músico para compor com ele as músicas da peça... Lúcio Rangel me apresentou ao Vinícius, que me levou ao grande mundo carioca, em casas com pianos de cauda e senhoras bem lavadas. Eu andava com uma pastinha cheia de arranjos, competindo com o aluguel. Perguntei: Escuta tem um dinheirinho nisso? Lúcio ficou escandalizado: ô Tom Jobim, esse aí é o poeta Vinícius de Moraes. Eu digo, ah, bom!” Ou sobre o Chico Buarque onde cita: “parceiro meu de olhos azuis, que dizem que são verdes, depende da luz do dia. O rapaz é um gênio, é craque mesmo, tipo Pelé, Garrincha”.

Repertório, piano, maestro e compositor divino. Um disco histórico, como tudo que se refere a Tom Jobim, o maestro soberano, criador de tantas obras poéticas de um país marcado pelo amor e pela natureza poética de suas paisagens!

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Armindo Guimarães disse...

Olá, Everaldo!

Essa tua iniciativa é também uma significativa homenagem a Tom Jobim, que eu aplaudo.

Grande abraço

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Os bons devem ser revereciados, e TJ recebeu uma grande homenagem por dois grandes monstros sagrados do Brasil.

Um grande abraço

James Lima disse...

Excelente, bicho, excelente.
E você não poderia falar do Tom em hora melhor, né?

Olha o show do Caetano com o Roberto aí... hehehe

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Quando você criou esse blog, pensei "puxa vida, o Everaldo vai criar um blog e não vai falar do Roberto Carlos?"

Com o passar dos tempos percebemos em cada postagem, um traço do fã do Rei. Seja nas referências tácitas, sublimares ou até de forma incisiva. Tudo isso, sem ser provocativo ou exacerbado. Na medida certa.

Falar de Tom Jobim nesse momento poderia ser oportunismo em qualquer outro lugar, aqui no Música do Brasil, soou como uma aula, uma boa aula de música.

Parabéns, professor.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Muito legal saber que Tom Jobim se apresentou aqui em Belo Horizonte!
É isso aí!
Parabéns pelo blog!!!

Rosangela Amorim / BH

Armindo Guimarães disse...

Olá, Everaldo!

É só para te dizer que estive a lera mensagem d~e todos os nossos amigos e que gostei em especial de tudo o que disse o Fabiano em relação a este teu/nosso blog.

Bem dito!

Abraços