domingo, 24 de agosto de 2008

Deixa eu me deitar na tua praia...

Antônio Carlos Moreira Pires, o baiano Moraes Moreira é o nosso tema de hoje. Natural de Ituaçu, sertão baiano, começou tocando sanfona nas festas de São João e outros eventos municipais. Ao mudar-se para Salvador, aprendeu violão com Tom Zé, além de se aproximar do rock, esquecendo medicina, curso que faria, e dedicando-se à música.

Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão formou o grupo Novos baianos, sendo compositor de quase todos os temas do grupo com Luiz Galvão. A partir de 1975, segue carreira solo, se dedicando sobretudo ao carnaval e aos temas carnavalescos como marchinhas, frevos, sambas e todos os ritmos que animassem a festa, com fortes influências de Braguinha, Zé Kéti e Lamartine Babo, entre outros. Foi cantor do Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar e lançou em 1978 o sucesso "Pombo Correio", música instrumental da dupla que ele colocou letra.

Daí pra frente, grandes sucessos sob sua interpretação ou com outros intérpretes como Gal Costa que imortalizou Festa do interior. Sucessos como Bloco do prazer, Brasil pandeiro, Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Preta pretinha, Sintonia, Pão e poesia, Meninas do Brasil, Acabou chorare, Dê um rolê, entre outras. O disco Acabou chorare, ainda na época dos Novos baianos é antológico para a música brasileira. O mais recente trabalho do Moraes foi lançado em 2003, Meu nome é Brasil, tendo como tema o Brasil ao qual tanto se dedica com sua musicalidade.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Só ao ler o título, já bateu a vontade de cantar... Sempre gostei das composições de Moraes Moreira, que são muito simples, mas super agradáveis! Além do mais, alguém que conheço fica o tempo todo repetindo um mesmo trecho dessa música. Quem será? =)

Beijos