domingo, 10 de agosto de 2008

Dia dos pais com música!!!

A música brasileira não esquece suas datas comemorativas! Sempre algum feriado ou data especial ganha ao menos uma canção para que o dia fique ainda mais festivo com aquele candidato a hino! O Dia dos Pais não poderia ser diferente:

O rei Roberto Carlos mandou ver em Meu querido, meu velho, meu amigo: "Sua voz macia me acalma e me diz muito mais do que eu digo, me calando fundo na alma... Eu já lhe falei de tudo, mas tudo isso é pouco diante do que sinto..." é de arrepiar qualquer coração paternal!

Altemar Dutra também deixou seu recado em Meu velho, abordando uma ligação que está no sangue em "Agora caminha lento, como perdoando o vento, eu sou teu sangue meu velho, teu silêncio e o teu tempo..."

Luiz Gonzaga foi mais específico e cantou mais respeito de si próprio a seu pai, Januário, num duelo musical de sanfonas, onde o filho reconhece a grandiosidade do pai em Respeita Januário: "...Luiz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso e com ele ninguém vai, Luiz respeita os oito baixos do teu pai..."

Zezé di Camargo e Luciano homenagearam o pai com seu filme, onde o pai sobrepõe os filhos, como forma de agradecimento pela persistência paternal no embasamento da carreira da dupla mais famosa do país! Em Dois filhos de Francisco contemplamos o desejo maior do pai realizado e a felicidade dos filhos após uma luta onde Sr. Francisco foi líder.

E tantas outras canções que remetem a esse dia de respeito, admiração e carinho com a figura paternal que todos nós temos! E ficamos com uma das canções mais marcantes dessa data que consegue reunir todos os elementos desse momento, insegurança, reconhecimento, amadurecimento, heroísmo, verdades, respeito, paz:

Pai
(Fábio Jr.)

Pai!
Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo pra gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...

Pai!
Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...

Pai!
Pode crer, eu tô bem, eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura pra você renascer...

Pai!
Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Pra falar de amor pra você...

Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa
Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga pra ver...

Pai!
Me perdoa essa insegurança
Que eu não sou mais aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo
Nos teus passos você foi mais eu...

Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Pra pedir pra você ir lá em casa
E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar Ah! Ah! Ah!...

Pai!
Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais, muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz !

Pai! Paz!...

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

James Lima disse...

Bicho, eu só peço que Deus abençoe esses nossos heróis, que com unhas e dentes, lutam pela nossa felicidade.

Um forte abraço !!
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Olá grande amigo Everaldo, seu blogger está um show, me emocionou com a homenagem aos pais, parabéns!! Que deus te abençoe e te dê sempre esta inspiração! Um abraço!

Anônimo disse...

Everaldo são lindas as músicas do teu blogger e o comentário é espetacular! Abraços!

Anônimo disse...

Linda homenagem! A boa música mostra caminhos e temas para todas as ocasiões. E o blog, seguindo uma tradição paralela à da MPB, também está delineando esses momentos.

Beijos!

Anônimo disse...

Deixo aqui meu recado, meus parabéns a todos os pais do Brasil,
neste dia especial do pai.
Não poderia faltar esa canção de Roberto, " Meu querido, meu velho , meu amigo" que ele fez não só para seu pai, mas sim para todos os pais. "Pai" otra música, dedicada ao pai, de Fábio Junior e aquelas que eu não conheça, que sejan todas bem-vindas neste dia..
Abraços...