domingo, 3 de agosto de 2008

Djavan Novelas

Algumas pessoas criticam porque geralmente tô indicando discos ao vivo ou coletâneas e, quando mais raro, algum disco de carreira dos artistas brasileiros! Como todos, também tenho minhas preferências e infelizmente ou felizmente não possuo, nem conheço toda a obra de todos que menciono aqui! Mas, os meus preferidos estão em mais detalhes discográficos! É o caso do Roberto Carlos, Fagner, Maria Bethânia, Marisa Monte, Gal Costa, Chico Buarque, etc. A importância das coletâneas está no fato que podemos ter grandes clássicos da obra dos artistas em um só disco ou em dois, talvez! E pra quem aprecia determinados artistas, mas não a ponto de adquirir sua coleção, que em épocas de pirataria tá cada vez mais difícil, resta mesmo buscar as melhores coletâneas que ainda podemos encontrar!

Alguns artistas emprestam suas canções para trilhas de novelas como já foi comentado no post Trilhas sonoras de novelas do dia 05/03/2008 (é só procurar nos arquivos do mês de março). Existem aqueles mais presentes em trilhas e poderiam reunir em um só projeto todas essas canções que tocaram em alguma cena de novela. É o caso por exemplo de Rita Lee, Roupa Nova, Gal Costa, Caetano Veloso, Fagner, Ivan Lins e Djavan, de quem vamos abordar com mais detalhes hoje.

O cd Djavan novelas foi lançado pela Som livre em 2001 e foi record de vendas para o artista! Com um encarte que trouxe além das letras e fotos, um texto do jornalista Antônio Carlos Miguel traçando um paralelo entre as canções e as novelas em que figuraram. Correnteza abre o cd e nos remete ao clássico de Jobim, na novela O rei do gado, sob a voz do alagoano mais amado do país! Linha do equador traz uma parceria fascinante entre Djavan e Caetano, lucro para a novela O mapa da mina. Nem um dia aparece para relembrarmos Por amor. Alegre menina de Jorge Amado e Dori Caymmi figurou na novela Gabriela e consagrou a atriz Sônia Braga.

Oceano tornou-se clássico da música brasileira, da obra do Djavan e também das novelas, aparecendo em Top model. A lindíssima Outuno também brilhou em Pedra sobre pedra. Fato curioso aconteceu com Meu bem querer que foi sucesso em três novelas: A indomada, Meu bem querer e Coração a lado, constando nessa coletânea a gravação original. Mal de mim veio na minissérie O sorriso do lagarto. O clássico de Chaplin (Smille) foi interpretado na novela Pacto de Sangue, com a versão de Braguinha (Sorri). Dou ou não dou nos relembra Mandala. Cigano se tornou inesquecível na novela Rainha da sucata. Um iniciante Djavan já figurava em novelas com Qual é? em Os ossos do Barão de 1974.

Ao contrário das críticas, coletâneas como essas enriquecem a obra do autor e dos fãs, como podemos observar nas faixas É hora, da novela O astro e Rei do mar, da novela Cuca legal, que nunca figuraram em discos oficiais do cantor! E para quem é fã do Djavan ou de trilhas sonoras e gosta de ouvir esse grande músico, tá aqui uma coletânea de qualidade, preço acessível e indispensável em uma boa coleção!

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de ler essas curiosidades sobre o álbum. Djavan tem uma voz linda, que geralmente agrada a todos os gostos e estilos. Pra ter uma idéia, eu comecei a gostar de suas canções ao mesmo tempo em que ouvia aquelas bandas de adolescentes. E acho que isso também acontece com muitos jovens hoje em dia.

Beijos!

CON disse...

Muito bom mesmo Djavan, um dos meu preferidos. Tenho todos os cd's dele.Este então é uma maravilha porque além de músicas lindíssimas nos remete a tempos muito bons...
Parabéns pelo blog amigo, cada vez mais interessante e inteligente!
Beijos azuis

Anônimo disse...

O grande problema de Djavan são algumas letras que não fazem o menor sentido, por exemplo: "Açaí, guardião, zum de besouro, um imã...branca é a tez da manhã"

Alguém traduz?

Anônimo disse...

Grande poeta,já fez dueto com nosso Rei Roberto Carlos foi muito bacana,eu tenho essa coletãnea e recomendo também muito boa...

parabéns bicho......

Abração

Carlos André

Anônimo disse...

Djavan, precisamente eu conheci sua música através das telenovelas, é um cantor que eu gosto muito.
Também gostei da dupla que fez com Roberto Carlos num especial, onde cantaram "Correnteza"
Abraços..