quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Estou na vida que pedi a Deus...

No mês de junho, em virtude das tradicionais festas juninas, divulguei alguns dos artistas mais conhecidos no Nordeste, por sempre cantarem o forró, autêntica herança de Luiz Gonzaga. Hoje destaco mais um que desde a década de 80, brilha nos palcos nordestinos e nacionais: Jorge Assis de Assunção ou, como é conhecido, Jorge de Altinho.

Nascido em Olinda, mudou-se logo cedo para Altinho, interior de Pernambuco, a 30 Km de Caruaru. E isso é um fato curioso porque muitos acham que Jorge é natural de Altinho. Ainda nos tempos de escola, apreciava a jovem guarda e cantou para seus colegas a canção Menina linda do Renato e seus blue caps. Foi seu primeiro aplauso. No início dos anos 70 formou um grupo musical chamado The big boys, com influências da jovem guarda. Mas, as influências de Caruaru e do Sertão pernambucano, com seus violeiros e sanfoneiros foram mais fortes e jorge foi guiado a outras praias, a do forró começando a cantar suas raízes. Daí surgem as primeiras composições e a afinindade com o Trio Nordestisno, que gravou suas primeiras composições e a mais famosa delas: Petrolina-Juazeiro, também gravada por Elba, Geraldo e Alceu!

Seu primeiro disco sai em 1980 e traz algumas inovações ao ritmo adotado: Ao autêntico forró-pé-de serra é acrescentado metais de orquestras (Sax, Píston e o Trombone), além de instrumentos mais comuns como guitarra e baixo, criando uma sonoridade típica do Jorge, sobretudo nas introduções com metais. Seu grande sucesso se deu com o segundo álbum onde aparece de chapéu e um fato curioso também aconteceu: O disco foi prensado em uma fábrica e a capa em outra, então as pessoas compraram o disco e depois foram buscar a capa! Engraçado é que esse foi o primeiro disco a ser vendido sem capa, coisas curiosas do Brasil!

Jorge conquistou o respeito de todos os nordestinos, além de figuras ilustres como Chacrinha (de quem participou de diversos programas), Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alcione, Fagner, Zé Ramalho e muitos outros que já participaram de seus discos. Sucessos como Anjo querubim, Confidências, Devagar, Foi bom te amar, Menino de rua, Meu ex-amor, Petrolina-Juazeiro, Quero teu amor, Sou feliz, Vivência, Amor sincero e tantos outros mostram que Jorge não é só de Olinda, Altinho ou do Nordeste Brasileiro, mas é do mundo todo!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Com capa ou não, com certeza as pessoas adquiriram os álbuns por um motivo muito simples: o forró nordestino é muito bom! E Jorge de Altinho faz parte de uma das vertentes mais ricas e poéticas desse estilo tão regional.
Muito bom poder ler sobre ele aqui, assim como outros forrozeiros igualmente talentosos.

Beijos

Anônimo disse...

Pois é bicho,eu como sou um autêntico nordestinho(Maranhense)Adoro forró,é esse negócio de compra o disco em um lugar e a capa no outro é uma brasa....rsrsrsr

Abração
Carlos André
pareinacontramao.zip.net

James Lima disse...

Bicho, não conheço o trabalho de Jorge de Altinho. Vou procurar me informar um pouco mais sobre isso.

Obrigado pelas informações !

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Felipe Moura disse...

Acabo de assistir um Show de Jorge de Altinho, numa festa já tradicional no centro-oeste: "O Maior São João do Cerrado" que acontece em Ceilândia-DF (Cidade mais nordestina da região) e são mais de cinco dias em festa com shows, comidas típicas, cinema, cidade cenográfica tudo para trazer o melhor do Nordeste para os Brasilienses.

Abraços!

Felipe Moura
do Blog El Rey Roberto Carlos
reyrobertocarlos.blogspot.com