quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Nos horizontes do Brasil

Outra grande cantora, compositora e pianista, diretamente de Belém do Pará: Leila Toscano Pinheiro. Aos dez anos já estudava piano. Seu pai era gaitista e foi forte influência, além dos movimentos de Bossa Nova, Tropicália e Jovem Guarda. No início dos anos 80, desistiu do curso de Medicina e dedicou-se à peça Sinal de partida, onde estréia como cantora profissional. Em 1981 já residindo no Rio de Janeiro, grava seu primeiro Lp.

Seu sucesso veio mesmo após o prêmio de cantora revelação no Festival dos festivais da Rede Globo em 1985, onde interpretou a canção Verde, um grande sucesso de seu repertório. Seus discos, sob a direção de Roberto Menescal, se tornaram lançamentos premiados sobretudo o Bênção Bossa Nova, em homenagem aos 30 anos do movimento musical. No Japão, esse mesmo disco atingiu 200 mil cópias, sendo o disco mais vendido desse gênero até então. Leila ainda gravaria outro disco em homenagem à Bossa, Isso é Bossa Nova, em 1994 e também discos tributos aos compositores Guinga e Aldir Blanc, e Ivan Lins e Gonzaguinha, com Na ponta da língua e Reencontro, respectivamente.

Outros discos destaques de Leila são Coisas do Brasil - 1993, Mais coisas do Brasil - 2001 e Nos horizontes do mundo - 2005, onde interpreta grandes nomes da música brasileira, além de composições próprias. São sucessos do seu repertório: Ah! se eu pudesse, O barquinho, O amor em paz, Andar com fé, Caminhos cruzados, Chega de saudade, Corcovado, Coração vagabundo, Diga lá coração, É..., Ela é carioca, Espere por mim morena, Garota de Ipanema, Iluminados, Lembra de mim, Mais uma vez, Meditação, Monte castelo, Nada por mim, Preciso aprender a ser só, Samba de verão, Que maravilha, Renata Maria, Resposta ao tempo, Samba da bênção, Samba do avião, Sentado a beira do caminho, Vitoriosa, Você em minha vida, entre outros, que caracterizam uma voz suave e doce de se ouvir e uma musicalidade agradável aos ouvidos de qualquer amante da boa música brasileira!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

James Lima disse...

Bicho, arrasou.

Adoro o trabalho da Leila.
Muito bacana ver que você lembrou dela aqui.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Tadeu Prado disse...

A Leila sem dúvida é uma das mais ecléticas intérpretes da música popular brasileira. Parabéns everaldo. Um abraço do amigo e irmão Tadeu Prado.
www.rcmusicasehistoria.blogspot.com

Anônimo disse...

Quem me chamou a atenção para a Leila Pinheiro foi a Girlane, minha esposa. Em princípio, meu preconceito duvidou que existiria música de qualidade vinda daquela região. Dobrei essa minha miopia musical, e me tornei um expetador à distância do trabalho dessa bela intérprete. Vários de seus discos povoam hoje a minha estante e regularmente passeiam pelo meu cd player.

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Suas canções são lindas e a forma como interpreta cada uma delas é emocionante! Não tenho muito a dizer acerca da cantora, apenas que o meu coração fica em paz quando a escuto ao piano. Especialmente com a música "Verde", que é lindíssima.

Beijos!