terça-feira, 26 de agosto de 2008

Os compositores do Brasil - 6

A série Compositores do Brasil homenageia um grande nome contemporâneo da nossa música brasileira: Paulo Sérgio Valle. Na década de 70, ainda aviador, começou a compor suas canções com seu irmão Marcos Valle, até trocar a aviação pela música. Marcos fazia as músicas e Paulo, as letras. Foi assim que a música brasileira conheceu grandes pérolas como Samba de verão, Preciso aprender a ser só, Viola enluarada, entre outras.

Por essa mesma época, também estabeleceu parcerias com outros grandes nomes como João Donato e Taiguara. Uma das canções mais famosas de final de ano é de sua autoria, juntamente com Marcos e Nelson Motta: O jingle Um novo tempo da Rede Globo.

Em parceria com Eduardo Lages, o maestro do rei, compôs vinte canções gravadas pelo Roberto, entre elas Cenário, Confissão, Eu quero voltar pra você, Coisas do coração, Momentos tão bonitos, Como foi, Assunto predileto, entre outras. E com o próprio Roberto, compôs para a peça infantil Sonho de Alice, estreada por Mirian Rios, na década de 80. Por essa época também estabeleceu contato e composições com Chico Roque, José Augusto, Michael Sullivan, Nenéo, etc.

Com Hebert Viana, escreveu uma das mais belas canções dos últimos anos: Se eu não te amasse tanto assim, imortalizada por Ivete Sangalo. Outras canções suas, com diversos compositores, alguns citados aqui são: Evidências, Você me vira a cabeça, Abandonada, Aonde quer que eu vá, Essa tal liberdade, Paixão antiga, Tanta solidão, Separação, Quando você não está aqui, entre tantas canções que já compuseram nossa trilha sonora e hoje aprendemos um pouco sobre o criador dela, esse grande letrista e poeta da música brasileira que tanto canta nosso cotidiano, nossos amores, enfim, nossa vida!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Da parceria Paulo Sergio/Eduardo Lages, RC gravou 15 canções. Outras 3 foram da parceria com Mauro Motta, onde na canção "Tanta solidão" Marcos Valle, foi o outro parceiro, enquanto em "Meu coração ainda quer você", o outro parceiro foi Robson Jorge. Com Herbert Vianna na linda "Se eu não te amasse tanto assim" fechou 19 canções gravadas pelo rei.Já Eduardo Lages, além das 15 em parceria com Paulo Sergio, RC também gravou a canção "Eu vou sempre amar você",que o maestro dividiu com Cesar Augusto (16 canções).

Um grande abraço

Anônimo disse...

Minha reverência ao maestro Paulo Sérgio Valle.

Duas curiosidades que lembrei ao ler o post:

1) Certa vez ele disse que ainda precisava que o Roberto Carlos gravasse mais umas duas músicas para ele considerar aposentado (acho que no site dele tem essa entrevista)

2) Roberto Carlos gostou tanto da música Se Eu Não te Amasse Tanto Assim, que pediu ao Herbert Viana para compor uma no mesmo estilo para ele gravar. Daí nasceu outra parceria com Paulo Sérgio: Quando Você Não Está Aqui. Poerém o Rei não gravou, e Maria Bethânia assumiu a gravação, mas a música não estourou.

Fabiano Cavalcante