sábado, 30 de agosto de 2008

Roupacústico

Um dos melhores projetos dos últimos anos foi o lançamento do cd/dvd Roupacústico em 2004, 18º da carreira do grupo e continuado em 2006 com Roupacústico 2. Na realidade, o segundo projeto foi mais um complemento do primeiro, com alguns sucessos que ficaram de fora desse trabalho que trouxe de volta à mídia uma das melhores bandas românticas do Brasil, formada por Serginho, Paulinho, Kiko, Nando, Feghali e Cleberson, que produziram esse grandioso trabalho. Abordaremos hoje o primeiro Roupacústico.

Com esse disco, o grupo estreava seu próprio selo, o Roupa Nova music. O cd traz 19 canções por questões de espaço, enquanto o dvd, 25. Gravados no então Olympia, em São Paulo, contou com a participação de músicos como Milton Guedes, Eduardo Souto Neto, além das vozes de Ed Motta e Chitãozinho e Xororó. O show é um resgate dos grandes sucessos da banda, começando por Whisky a go go, A força do amor, Canção de verão, Seguindo no trem azul, Volta pra mim, Anjo e Linda demais.

À flor da pele é apresentada como inédita até então, seguida de Clarear e A lenda, que foi imortalizada pela dupla Sandy e Júnior. Ed Motta é convocado, com toda sua musicalidade e simplicidade para dividir os vocais em Bem Simples. Na sequência, mais clássicos como Meu universo é você, A viagem, Coração Pirata, Sapato velho e Dona. Em seguida, um novo dueto com Chitãozinho e Xororó, (já haviam gravados juntos a canção Frio da solidão, no disco da dupla), agora na canção Já nem sei.

A canção Roupa Nova, composta especialmente para o grupo por Milton Nascimento foi outro momento emocionante no palco, seguida de Corações psicodélicos, Amar é... e Chuva de prata, clássico do repertório da Gal Costa. No momento homenagens, a primeira, apenas vocais para o medley Yesterday/Hey Jude em homenagem aos Beatles; a segunda com o maestro Eduardo Souto Neto e o Tema da Vitória, mais conhecido pelo Tema de Ayrton Senna. E chegamos ao final do espetáculo com Show de Rock´n Roll e Razão de viver, essa última, outra inédita.

Uma oportunidade única de reviver sucessos que acompanham gerações e, sobretudo para nos sentirmos abastecidos pelos clássicos de uma banda que sempre apresenta um excelente trabalho com músicos de altíssimos gabaritos e com um repertório inesquecível para todo apaixonado pela música brasileira.

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

James Lima disse...

Bicho, eu curto muito o Roupacústico. É um dos DVDs que mais gosto de assistir.

Bacana o que é falado antes deles cantarem A Lenda, de Sandy e Jr, definindo-os como dois menininhos que assistiam suas apresentações.

Muito bacana mesmo. Quanto ao segundo trabalho, não sei muitas informações, apenas ouvi falar, mas vou atrás em breve hehehe

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Esses caras são maestros. A musicalidade deles é absurdamente impressionante, por traduzirem isso para a música popular.

A minha dúvida hoje é: ô Everaldo... todos esses discos que você retrata aqui fazem parte da sua coleção?

Fabiano Cavalcante

Anônimo disse...

Vc destacou um ótimo trabalho, principalmente por conta de sua atualidade, já que o Roupa Nova fica melhor à medida que o tempo passa.

Beijos