quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vai passar nessa avenida um samba popular...

Francis Hime é mais um músico carioca de qual todos os brasileiros temos que nos orgulhar! Cantor e compositor é também maestro, com formação em harmonia, arranjo, regência e composição! Seu interesse pela música vem de muito cedo, aos seis anos já estudava piano. Passou um tempo na Suíça estudando música e ao regressar desenvolveu amizades com artistas da já consagrada Bossa Nova como Vinícius e Edu! É dessa época sua primeira parceria com ninguém menos que Vinícius de Moraes, na canção Sem mais adeus. Além dessa, também fez com o poetinha Anoiteceu, A dor a mais, Tereza sabe sambar, entre outras.

Além de Vinícius, também compôs com Toquinho, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhoto, Lenine, Ivan Lins, entre outros. Mas, sua parceria mais marcante se formaria ao conhecer Chico Buarque, com quem dividiu grande parte delas e grandes clássicos da música brasileira como A noiva da cidade, Amor barato, Atrás da porta, Meu caro amigo, Minha (com Ruy Guerra), Passaredo, Pivete, Pois é, Trocando em miúdos, Vai passar, entre outras.

Francis teve papel importante nos festivais onde suas canções foram interpretadas por artistas como Elis Regina, Roberto Carlos, Jair Rodrigues e Mpb - 4, além de também compor para trilha sonora de teatros e filmes como Dona Flor e seus maridos, A noiva da cidade, Marcados para viver e O homem que comprou o mundo. Como arranjador, já trabalhou para diversos nomes e ritmos como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico Buarque.

Suas composições já foram interpretadas por diversos artistas e além dos já citados, poderíamos acrescentar Simone, Maria Bethânia, Djavan, Tony Bennet, Lany Hall, João Bosco, Beth Carvalho, Daniela Marcury, Nana Caymmi, etc. Ano passado lançou o cd/dvd Francis Hime ao vivo e segue divulgando seu excelente trabalho, aplaudido nos quatro cantos do país!

Um forte abraço a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

As músicas que vc citou, compostas em parceria com Chico Buarque, são verdadeiras marcas registradas de talento e inteligência.

Beijos

Anônimo disse...

Engraçado como este blog só fala bem dos artistas nacionais. Será que não existe exemplo de artista que o Sr. Everaldo não goste? Fala mal de alguém, amigo.

Anônimo disse...

Algumas pessoas que frenqüentam o blog esporadicamente (e com nomes de pluralidade duvidosa) estão clamando por mais Nelson Rubens e menos Música Popular Brasileira... =)

James Lima disse...

Bicho, boa pedida essa post.

Mas eu vim aqui pra te dizer outra coisa rsrsrs

Recebi meu Roberto Carlos En Vivo ontem (até que enfim !!!), e achei simplismente fantástico.

Comprei pela net mesmo, pelas Americanas, porque senão nunca ia ouvir esse disco rsrsrsrs

Pedi na sexta, chegou na segunda. Primeiro mundo é outra coisa, né?
rsrsrsrsrs

Um abração !
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Everaldo Farias disse...

Prezada Rafaella Maciel,

Não tenho interesse em falar mal de ninguém! Meu objetivo é enaltecer os artistas e seus valiosos trabalhos, não abrindo espaço para essas coisas menores! E como o blog fala da Música do Brasil, é natural que sejam artistas nacionais

Já tem gente demais falando mal das pessoas e, se quer saber, existe sim artistas que não gosto, mas se não puder falar de bem, eles não aparecem aqui, porque merecem ao menos meu respeito!

Anônimo disse...

Realmente uma mestre com certeza.....Amigão seu blog tá maneiro.

Abração
Carlos André
pareinacontramao.zip.net

Vinícius Faustini disse...

Tenho o privilégio de já ter conversado com o Francis, e ter um disco dele autografado com a gloriosa frase "Saudações vascaínas". Francis Hime além de grande compositor, é um primoroso músico e um excelente arranjador. Além de fazer shows maravilhosos.

Francis se intitula o "compositor mais promíscuo do Brasil" - suas parcerias têm nomes de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Ruy Guerra e Geraldinho Carneiro, entre outros. E todos com grandes contribuições pra nossa música.

Acho sensacional você evidenciar as várias facetas da Música Popular Brasileira. Um espaço como este, para valorizar nossa música, é sempre importante.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu amigo Everaldo Farias,

numa única página encontrei duas boas emoções vividas. Uma foi com Flor de Cheiro e a outra é uma música do maestro Francis Hime: Embarcação. Um amigo me apresentou essa música que eu desconhecia, e foi na primeira tocada que já me apaixonei por ela. Vira e mexe eu tiro ela do baú e ponho para me fazer embarcar em doces recordações.

Grande Abraço,

Fabiano Cavalcante