quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Em plena praia no céu azul brilhava o sol...

Uma das maiores vozes do país - Agnaldo Coniglio Rayol, natural de Niterói. Já aos oito anos, Agnaldo cantava na Rádio Nacional e curiosamente aos doze anos estréia no cinema. Nos anos 50, com a voz potente que conhecemos, firmou-se com o estilo operístico de cantores anteriores à sua geração como Vicente Celestino e Francisco Alves, este último, considera a melhor voz do Brasil de todos os tempos.

Sua voz é sem dúvida reverenciada por todos que já tiveram o privilégio de escutá-la, sobretudo noivas de todas as gerações que nunca hesitaram em pagar um cachê um pouco mais caro que o dos cantores comuns de celebrações só pra tê-lo em suas cerimônias, interpretando, dentre outras a Ave Maria.

Na década de 60 viveu uma grande fase em sua vida artística com a apresentação do programa de auditório Agnaldo Rayol Show. Outra curiosidade é que ele foi um dos convidados de estréia do programa Jovem Guarda na Record. Também atuou em vários filmes nessa mesma década e nos anos 70, em novelas. Em 1981 venceu o Festival da Canção no Uruguai e expandiu sua carreira para outros países como Argentina, Estados Unidos, Itália, México e Portugal.

Foi na década de 90 que Agnaldo fez sucesso interpretando canções em italiano, com forte influência de sua mãe que era italiana. Entre elas, as mais famosas foram temas de novelas: Mia Gioconda em dueto com Christian e Ralf, da novela O rei do Gado e Tormento D´Amore em dueto com a soprano Charlotte Church. Outros sucessos do seu repertório são A praia, Amigos para sempre, Dio come ti amo, Fascinação, Eu sonhei que tu estavas tão linda, Sangrando, Se todos fossem iguais a você, Eu sei que vou te amar, Somos iguais, entre outras.

É sem sombra de dúvidas um artista para ser reverenciado e respeitado, pois além de emocionar tantas pessoas com sua voz, também vivencia momentos emocionantes como as missas que sempre participa ao lado do Padre Marcelo ou, em especial quando cantou para o Papa Bento XI durante a Canonização do Frei Galvão, sendo merecedor desses e de outros momentos felizes de sua vida por ser uma pessoa tão carismática entre os cantores da música brasileira.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog e de sua abordagem.

Parabéns!

Um abraço

James Lima disse...

Bicho,

Eu fico impressionado com uma coisa no Rayol. Não sou seu fã, nem "odeio" seu trabalho. Pra mim, nem é tão bom nem tão ruim. Mas há algo que me impressiona nele.

O fato de ao falar, sua voz sair perfeitamente perfeita. É incrível a gente ouvir esse homem falando. É o cantor que tem a voz mais bonita falando, isso com certeza.

rsrsrs Cada uma que a gente observa, né?

Um abraço,
James Lima
www.robertocarlos.vai.la