terça-feira, 23 de setembro de 2008

Flores musicais

Hoje oficialmente iniciamos a Primavera, a estação das flores! A nossa música apresenta algumas canções que abordam esse tema! Seja falando sobre a estação ou sobre o símbolo desta, as flores. Vamos recordar algumas:

Tom Jobim e Dolores Duran falaram das flores da janela que sorriam e cantavam por causa de você! Vinícius, Garoto e Chico Buarque citaram as flores na varanda da Gente humilde, "Pela varanda, flores tristes e baldias..." Nas canções de protesto, elas estavam lá como um bálsamo, o que verifica-se na canção Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré - "Ainda fazem da flor seu mais forte refrão e acreditam nas flores vencendo o canhão".

O rei Roberto e seu parceiro Erasmo trouxeram As flores do jardim da nossa casa como símbolo de saudade de alguém que estava distante! Também plantaram uma flor no Quintal do vizinho, como gesto de paz! E clamaram pela Amazônia, por toda a fauna e flora desse país verde no coração!

Tim Maia cantou uma das mais famosas Primaveras, com todo seu romantismo: "É primavera, te amo..." Trago essa rosa para lhe dar, meu amor..." O mundo do rock também mostra intimidade com o assunto através dos Titãs com Flores: "Há flores por todos os lados, há flores em tudo que eu vejo". O mundo do samba também apresenta suas pétalas como observamos em duas canções interpetadas pelo Zeca Pagodinho: "Numa estrada dessa vida, eu te conheci, oh flor..." e "Fui a beira de um rio e você, uma ceia com pão, vinho e flor..."

E o que observamos é que em todas as esferas musicais, a Primavera é saudada como estação das flores, como nessa canção do Beto Guedes: "Sol de primavera abre as janelas do meu peito, a lição sabemos de cor..." ou com Djavan em Pétala: "O seu amor reluz que nem riqueza, asa do meu destino, clareza do tino, pétala de estrela caindo bem devagar..." E concluímos que muito mais poderíamos apresentar por nossa música tão rica e perfumada pelas flores dessa estação! Talvez os colegas possam continuar a nos lembrar trechos carregados de Primavera!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

A estação das flores, teoricamente, deveria ser fonte de inspiração apenas para o romantismo. Mas os nossos compositores são tão talentosos que exploram esse tema de maneira muito mais diversificada, como vc bem apresentou.
Lembrei de uma música muito bonita, do CD "Memórias, crônicas e declarações de amor", interpretada por Marisa Monte:
"Desconheço a certeza
Que te fez exagerar,
e abrir meus poros
Cavar flores sem lhe ver
Seda pra envolver,
envolver querer
Com as côres que te dei
Pedra tua cor,
seja pelo amor".

Beijos!

Anônimo disse...

Pois é bicho,flores,música e um bom vinho para esquentar,porque parece que a primavera ainda não chegou em São Paulo tá um frio danado aqui rapaz hehehheh.

Abraços
Carlos André
preinacontramao.zip.net