terça-feira, 16 de setembro de 2008

Levando um violão debaixo do braço...

Formada em 1992, a banda mineira Pato Fu leva seu rock alternativo aos quatro cantos do país e tem como atuais integrantes Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Dudu Tsuda. A banda navega do pop rock à música experimental e emplaca sucessos como Depois, Ando meio desligado, Sobre o tempo, Canção pra você viver mais, Made in Japan, etc.

Curioso é que Fernanda, que era de outra banda resolveu formar o Pato fu com outros dois amigos, John e Ricardo, onde conhecera de uma loja de instrumentos e que também eram de outra banda. O nome veio em alusão a uma tira do gato Garfield, que se chamava Gato Fu. Mudaram o primeiro nome e lançaram uma banda com um nome e um som meio estranho a tudo que acontecia. Seu primeiro disco saiu em 1993, Lotomusic de Liquidificapum. O disco não trouxe grande êxito, mas alavancou uma gravadora de maior porte a contratar os mineiros e gravarem outros trabalhos. A banda acumula 9 cds e três dvds, e muitas viagens pelo mundo afora. Em 2007 lançaram o disco independente Daqui pro futuro, disponibilizado antes na internet.

A vocalista e líder da banda, Fernanda Takai é conhecida por sempre pedir autógrafos e fotos com os artistas que considera ídolos. Em 2007 lança um dos melhores trabalhos do ano, o disco Onde brilhem os olhos seus, todo em homenagem ao repertório de Nara Leão. Estão lá clássicos da Nara como Diz que fui por aí, Com açucar com afeto, Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, Insensatez e Estrada do sol em um trabalho que mostra não apenas o amadurecimento de Fernanda como intérprete, mas seu bom gosto e todo o profissionalismo do Pato fu que participam no disco com John e Lulu (ex-integrante). Por esse trabalho e pelo público fiel que a banda conquistou durante todo esse tempo, aqui está um simples registro de mais um grupo de jovens que fazem a música contemporânea.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Esse disco homenageando Nara Leâo, foi um dos destaques fonográficos de 2008.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Eu gostei bastante da homenagem a Nara Leão e acho a tranqüilidade da voz de Fernanda muito agradável.

Beijos!