terça-feira, 28 de outubro de 2008

Os compositores do Brasil - 8

A série Os compositores do Brasil apresenta mais um grande nome da nossa música brasileira, pouco conhecido, mas que tem composições fantásticas, reconhecidas por todos: Abel Ferreira da Silva, ou simplesmente Abel Silva como assina suas composições!

Natural de Cabo Frio, sua primeira composição melódica foi a canção Eu chego lá, parceria com João do Vale. Já havia feito também Sangue e pudins e Asa partida com o Fagner, sem propósitos, mas o que lhe abriu os olhos para essa arte que dominava. Dando preferências às letras das canções nas parcerias, surge seu primeiro sucesso nacional: Jura Secreta, com Sueli Costa e imortalizada por Simone e posteriormente por Fagner, de quem também é parceiro. Além desses, também já compôs com Ivan Lins, João Donato, Moraes Moreira, João Bosco, etc.

Dessas parcerias, surgiram sucessos inesquecíveis do público como Passarelas no ar, Festa do interior, Brisa do mar, Quando o amor acontece, Depende, Desenho de giz, Alma, Amor escondido, Raio de luz, etc.

Os melhores intérpretes de suas canções foram Elis Regina, Simone, Gal Costa, Maria Bethânia, Nara Leão, Fagner, Cauby Peixoto, Emílio Santiago, Chico Buarque, Paulo Ricardo, Ivan Lins, Nana Caymmi, Zizi Possi, Luiz Gonzaga, Joanna, Nelson Gonçalves, entre outros. É por essas e tantas outras que Abel Silva tem essa singela, mas merecida homenagem por seu expressivo trabalho, divulgado por todos esses intérpretes e pelo povo brasileiro!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei bastante da homenagem, principalmente porque, apesar de conhecer um pouco do seu trabalho, eu não fazia idéia de quem era o compositor. É incrível como gostamos tanto de algumas músicas e não conhecemos os seus criadores, pois nos prendemos muito a quem as interpreta. Amor escondido e Quando o amor acontece são lindas demais!

Beijos!