terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sou o sentimento na contramão...

Amado Rodrigues Batista é um dos cantores mais populares desse país e também um ser humano carismático e humilde! Natural de Catalão, interior de Goiás, Amado trabalhou na roça e já aos 14 anos morava na capital de seu Estado! Foi faxineiro, balconista e subgerente de uma livraria, até conseguir juntar economias e montar uma loja de discos chegando a ter três lojas, posteriormente. Conseguiu lançar seu primeiro disco em 1977 e ao longo de sua carreira gravou 29 discos e vendeu mais de 20 milhões deles!

Amado conquistou um público fiel sobretudo por cantar o que o povo quer ouvir, de maneira direta e sem apelações! Com melodias simples, sentimentais e dramáticas estabelece com seu público um trânsito livre, com canções como Amado @.com, Amor perfeito (Fruto do nosso amor), Eu gosto dela, Eu sou seu fã, Eu tive um amor, Meu ex-amor, Princesa, Romance no deserto, Secretária, Seresteiro das noites, Tem pena de mim, entre outras!

Amado Batista conseguiu o que poucos conseguem: estabelecer uma ligação sólida e contínua com seu público! Navega pelo gênero romântico e sertanejo, sempre de forma peculiar. É claro que tem muitas pessoas que não curtem seu trabalho e viriam aqui com o coração cheio de discriminação e preconceito para criticá-lo e também a mim que abro espaço para homenageá-lo! Como também sei que milhões de pessoas viriam até aqui apenas para enaltecer e acrescentar o que falo a seu respeito. Embora não aprecie suas canções, não podemos negar que ele é um dos mais populares artistas desse país e, com isso, reconheço sua contribuição musical para esse povo sofrido que encontra, também em sua arte, um bálsamo!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Acostumei a ouvir as canções de Amado Batista porque o meu pai sempre o admirou. E eu fiquei particularmente feliz ao ler o post, pois vou contar a ele que um de seus cantores prediletos construiu uma carreira sólida e responsável através de muita dedicação e persistência.
O meu pai começou a trabalhar aos oito anos de idade e foi justamente em atividades agrícolas. Acredito que vai se identificar com a história do cantor.

Beijos!

Anônimo disse...

Parabéns Everaldo Pelo belíssimo Blog, com comentários inteligentes e dando valor ao que realmente se pode chamar de cultura na musica brasileira.
Adoro Amado Batista, suas canções simples, sentimentais, romanticas e sem vulgaridade, se identificam com o povo brasileiro.
Parabéns a todos que assim como eu não tem vergonha de dizer: ouço Amado Batista, e gosto Muito!!!

Anônimo disse...

Meu querido Everaldo!

Adorei a postagem sobre o grande Amado Batista, que fez muito sucesso com suas canções alegres, possuidor de uma voz limpa, transparente e que agrada ao púbico com deu jeito carismático e simples de cantar.

Interessante saber quantas profissões o Amado Batista já exerceu e superou todos os obstáculos, chegando a fama e vendendo muilhares de discos, já que tinha conquistado o seu público fiel.

Sempre gostei de seu estilo, que pra muitos chamam de brega, mas admiro pelo seu romantismo e nos repassa, muito sentimento pelas letras e melodias de suas canções.

Gosto muito de uma das canção que
citaste, PRINCESA, que lembra muito quando minha filha Thalyta era pequena, gostava de cantar essa canção.

Parabéns Everaldo, pela homenagenm feita para essas grandes artístas populares, mas de grande valor para a cultura nacional.

Um beijo da amiga de sempre!!!

Mazé Silva