sábado, 18 de outubro de 2008

Vinícius

Quem pagará o enterro e as flores se eu morrer de amores? Com Camila Morgado e Ricardo Blat, o cinema nacional nos presenteou em 2006 com o documentário Vinícius, um filme de Miguel Faria Jr.

Com depoimentos de artistas como Antônio Cândido, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Chico Buarque, Ferreira Gullar, Edu Lobo, Francis Hime, Gilberto Gil, Miúcha, Maria Bethânia, Tônia Carrero e Toquinho, o filme mostra toda a trajetória do grande poeta, compositor e cantor que marcou definitivamente nossa literatura e música.

Camila e Ricardo intercalavam interpretações para obras literárias clássicas da obra do poetinha como Soneto da separação, da fidelidade, etc. Intérpretes convidados como Adriana Calcanhoto, Yamandú Costa, Zeca Pagodinho, Mart´nália, entre outros também cantaram obras inesquecíveis .

Imagens do Rio de Janeiro, de todas as décadas em que Vinícius viveu até os dias atuais, são o fundo visual de vários clipes na passagem da vida do mais importante poeta brasileiro do Modernismo, com mais de 400 poesias, e da nossa música, com cerca de 400 letras de canções, quase todas, clássicos!

O projeto traz dois dvds, um com o filme e o outro, com os extras de cenas inéditas, entrevistas e galeria de fotos! É impossível contemplar o filme e não cantar trechos de canções como "Vai tua vida, teu caminho é de paz e de amor..." ou "Tristeza não tem fim, felicidade sim..." ou "É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe..." ou "Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..." ou "Eu sei que vou te amar, por toda minha vida..." ou ...

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Everaldo pela dica na música do Roberto.Gosto de tudo que você escreve aqui. Vínicius, homem ímpar, brilhante,talentoso.

Um beijo.

Anônimo disse...

Essa variedade trazida pelo blog é muito interessante porque intercala diferentes aspectos da MPB, seja sob a forma de canções, seja sob a forma biográfica.
E a produção "Vinícius", apesar de ter como característica principal a apresentação da beleza e da riqueza de sua obra, é essencial porque nos remete à vida e ao brilhantismo do poeta. Sempre inesquecível no coração de qualquer admirador.

Beijos!