sábado, 1 de novembro de 2008

Joanna Todo Acústico

E hoje estaremos contemplando o álbum acústico de Maria de Fátima Gomes Nogueira, nossa Joanna, uma das cantoras mais românticas e populares desse país! Lançado em 2003, com a produção de José Milton, Joanna gravou em estúdio alguns de seus maiores sucessos com grandes arranjos e convidados ilustres.

Com arranjos dos maestros Jota Moraes, Cristóvão Bastos e Jaime Alem, o disco começa com Caminhos do coração, sucesso composto por Gonzaguinha, de quem Joanna já havia interpretado e era grande amiga. A segunda faixa traz uma reverência a uma das cantoras mais apreciadas pela Joanna: Maria Bethânia na interpretação de Maninha de Chico Buarque e Vinícius de Moraes.

Na canção seguinte, Joanna relembra outro grande ídolo seu, ao interpretar Você não serve pra mim, sucesso da Jovem Guarda na voz do rei Roberto! Na sequência, dois clássicos do repertório da Joanna: Um sonho a dois, agora com a participação do KLB (Na gravação original, o dueto ocorreu com Roupa Nova) e Meu namorado, com direito ao acordeão do Sivuca e um ar ainda mais de interior!

Em seguida, temos Você vai sentir saudade e Amor alheio, esta última com mais um dueto de Joanna e Fagner, que antes já haviam gravado Meu primeiro amor e Semente. Na sequência, Preciso desse amor e Teu caso sou eu, numa gravação mais intimista, tipo voz e violão. Uma das canções e dueto mais inusitados ocorre com Jorge Aragão em Mel na boca, finalizando o projeto com Viagem, Diz quem me diz e Adormecer o fado.

O disco traz como última faixa a mensagem Nós queremos paz, com direito à participação do Coral da Escola de Música da Rocinha. Embora sintamos falta de alguns sucessos eternos da Joanna como Amanhã talvez e Estranha dependência por exemplo, é um sem dúvida, um disco marcante na carreira dessa que é uma das mais inesquecíveis cantoras românticas do Brasil.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Meu querido Everaldo!

Muito bom você prestigiar aqui no seu blog, essa excelente cantora romântica da música popular brasileira.

Gosto de suas interpretações, pois possui uma voz lindísima que nos agrada bastante.

Pelo repertório que citaste aqui, vai ser mesmo um grande sucesso o Álbum acúistico da Joana.

Parabéns amigo pela excelente postagem!

Beijos da amiga nordestina!

Mazé Silva.