sábado, 29 de novembro de 2008

Luiz Gonzaga - Danado de bom

Saudade, na música brasileira, tem alguns significados, alguns nomes como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Tim Maia, Dorival Caymmi, Elis Regina, enfim, tantos artistas grandiosos quanto Luiz Gonzaga. E essa saudade é saciada em parte com os fonogramas e vídeos que essas estrelas nos deixaram de herança! É o caso desse grande dvd lançado em 2003, contendo o show que Luiz Gonzaga e convidados fizeram na Rede Globo em 1984 e alguns extras.

O show começa com trecho de A volta da Asa branca, emendando com Danado de bom, que dá nome ao espetáculo e que não deixa nenhum forrozeiro parado. Na sequência, Terra vida e esperança, seguida de Aproveita gente, com a participação do sanfoneiro Sivuca. Pense n´eu é o primeiro encontro emocionado com outro saudoso: Gonzaguinha, pai e filho cantando a união de seu povo!

Sete meninas traz Dominguinhos, que aprendeu e acompanhou Gonzaga em grandes shows. Sebastiana, apresenta a forrozeira Guadalupe para mais um dueto, sendo seguida de mais um clássico de Gonzaga: Pagode Russo. Fagner, que havia gravado um disco inteiro com Gonzaga, reviveu alguns clássicos em vídeo: fomos privilegiados com Respeita Januário, Riacho do navio e Forró no escuro.

Elba Ramalho também atendeu ao chamado do mestre para dividir os vocais em Sanfoninha Choradeira. O clássico Boiadeiro também se fez presente, encerrando a noite com Asa branca, com direito a volta ao palco de Fagner, Sivuca e Guadalupe. Nos extras, duetos com Gonzaguinha e trechos do Globo Repórter com Gonzagão voltando à sua terra, Exu/PE. Ainda conferimos imagens dos anos 50 de Gonzaga e uma apresentação sua com coral interpretando Maria de Ary Barroso, na década de 70.

Nesse show, Gonzaga se dispede de seu público. Afirma que está encerrando sua carreira e que se dedicaria à sua família. Graças a Deus, ele nunca se foi, nem depois de sua partida para o andar superior, onde toca para os anjos e para nós, que eternamente o consideramos o rei do baião!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

James Lima disse...

Eita, bicho !
Agora tu pegou no meu ponto fraco !

Tá aí um artista danado de bom, viu?

E esse DVD, eu já assisti. Inclusive, os extras dele, numa fazenda, etc, é demais hehehe

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Esse DVD é realmente um registro digno de ser assistido e apreciado continuamente.
A alegria do público condiz com tudo o que está sendo apresentado no palco!
O saudoso Gonzagão é inesquecível!
A tua idéia de que ele está no céu, cantando para os anjos, toca muito o coração.

Beijos!