domingo, 21 de dezembro de 2008

Clássicos Natalinos

"Bate o sino, pequenino, sinos de Belém..." "Noite feliz, Noite feliz..." Nessa época do ano ouvímos muito essas e outras canções e nos perguntamos: Quem nunca cantou um clássico natalino? É muito comum presenciarmos corais, cantatas e outras manifestações populares entoando verdadeiros hinos natalinos, canções que de tão tradicionais, se tornam imprescindíveis em qualquer repertório dessa época.

O que dizer de Bate o Sino, Natal Branco, Noite feliz, Natal das crianças, Jingle Bells rock ou O velhinho? Então é Natal do beatle John Lennon tornou-se clássico, bem como Imagine que mesmo sem ter tom natalino é um clássico da paz! Outro beatle, George Harrison, mandou bem em My Sweet Lord, mais um clássico. E o que dizer de What a wonderful world ou We are the world?

Aqui no Brasil também temos Assis Valente e a clássica Boas festas. Isso sem falar de outras canções que se enquadram bem nesse tema como O homem de Nazaré de Antônio Marcos ou as mensagens de Roberto e Erasmo como Luz Divina, Jesus Cristo, Pensamentos, Aleluia, Jesus Salvador, só pra citar algumas. Com certeza os corais terão muito trabalho nesse final de ano e um bom repertório é que não faltará para deliciarmos nossos ouvidos com clássicos que nos emocionam há anos!

Boas Festas
(Assis Valente)

Anoiteceu
O sino gemeu
A gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim, felicidade, eu pensei que fosse
Uma brincadeira de papel

Já faz tempo que pedi,
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu, ou então, felicidade
É brinquedo que não tem

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

James Lima disse...

Po, bicho ! Muito bacana mesmo você dedicar uma postagem aos clássicos natalinos que, como você mesmo disse, não são poucos.

"Então É Natal" e "Natal Branco" são minhas favoritas, logo depois da surreal "Boas Festas" do Assis Valente, destacada aqui, por você. E que os corais tenham mesmo muito trabalho !

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Gosto muito do período natalino e as canções só surgem para complementar a sua beleza.
O que se espera é que todos aproveitem essa época para reflexões mais profundas e sentimentos mais nobres, substituindo o tal papai noel (mero símbolo comercial) pelo menino Jesus que mora em nossos corações.
Ótima postagem, eu gosto muito quando os teus textos se relacionam a algo concreto que está acontecendo em nossas vidas.

Beijos!