terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Por causa de você

Adiléia Silva da Rocha é o nome de uma das mais famosas cantoras e compositoras que o Brasil já teve: Dolores Duran. Começou a cantar muito cedo e já aos dez anos de idade, vencia programas de calouros como o de Ary Barroso. Aos 12 anos, com o falecimento de seu pai, teve que batalhar como calouro para sustentar a família.

Aos 16 anos adotou seu nome artístico. Sempre foi autodidata, cantando em várias línguas e na década de 40 é contratada para trabalhar na Rádio Nacional ao lado de pessoas como Ângela Maria e Chico Anísio. Gravou seu primeiro disco em 1952, abrindo caminhos para interpretações como Que bom será, Já não interessa, Outuno, Lama, Canção da volta, Bom querer bem, Praça Mauá, Carioca, entre oturas, oscilando entre sambinhas e canções dor-de-cotovelo, típicas da época.

O parceiro mais importante na carreira da Dolores foi Tom Jobim. Em 1957, Tom apresentou a Dolores uma melodia que levaria para Vinícius por letra. Em três minutos, Dolores pegou um lápis de sombrancelhas e desenvolveu a letra de Por causa de você, uma pérola da nossa música brasileira, regravada esse ano pelo rei Roberto Carlos, com um arranjo surpreendente do Eduardo Lages. Acho que nem Dolores imaginou isso um dia! Vinícius, como perfeito poeta e cavalheiro atendeu ao pedido da colega que ainda mandou: "Vinícius, outra letra é covardia..."

A partir daí, lançou outros clássicos na música brasileira como Estrada do sol (também parceria com Tom), Idéias erradas, Minha Toada, A noite do meu bem, Castigo, Olha o tempo passando, Ternura antiga, O negócio é amar, etc. Dolores partiu cedo demais, mas deixou uma obra linda e fascinante para todo amante da boa música! Algumas canções suas foram lançamentos póstumos como é o caso de Ternura Antiga, com Ribamar e O negócio é amar com Carlos Lyra! Muitos artistas já a interpretaram como Nelson Gonçalves, Simone, Altemar Dutra, Alcione, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gal Costa, Zizi Possi, Tom Jobim, etc. Fica aqui a singela homenagem a essa artista que já partiu há quase meio século, mas sua obra é imortal para sempre!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

James Lima disse...

Sempre gostei da Dolores Duran. Uma voz doce, e composições maravilhosas. Ela cantando "A Noite Do Meu Bem" me deixa arrepiado.

Pena que tenha morrido dormindo.

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Eu não cheguei a conhecer o grande talento de Dolores Duran, assisti o por toda minha vida dela e achei muito bonitas as músicas. Pena que ela morreu tão cedo, no próprio nome dela dizia Dolores dava uma idéia de dor e Duran como se fosse uma dor que durasse. Belo post!
Parabéns!