terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A vizinha do lado...

Outra grande revelação dos últimos anos da música brasileira chama-se Roberta Sá. Tal qual Marina Elali, é natural de Natal no Rio Grande do Norte e também foi revelada no programa Fama da Rede Globo. Aos nove anos mudou-se para o Rio e abraçou a cidade, seus costumes e sua música.

Eclética, sempre ouviu de tudo, de Tom Jobim e Chico Buarque até o forró nordestino. Sua primeira apresentação em público aconteceu na sua escola de música, quando cantou Qualquer coisa do Caetano, em pânico, mas gostou bastante. Em 2002 se inscreveu e participou do programa Fama, sendo eliminada na quarta semana, mas, lá conheceu Felipe Abreu, que a incentivou em seu primeiro show e em fitas demo para apresentar nas gravadoras. E foi ao deixar fitas demo nas gravadoras que o autor Gilberto Braga a ouviu, gostou e a convidou para gravar A vizinha do lado, de Dorival Caymmi, para entrar na trilha da novela Celebridade em 2003, tornando-a conhecida nacionalmente.

Em 2004 com o apoio de Fernanda Abreu e participação do Ney Matogrosso, lança seu primeiro disco: Braseiro. Roberta logo alcança destaque entre as revelações da música brasileira e, num país de grandes divas, caminha para compor esse elenco maravilhoso, o que se comprova em seu disco posterior: Que belo estranho dia para se ter alegria. Desses trabalhos, destacam-se entre outras, canções como Pelas tabelas, Valsa da solidão, Braseiro, O pedido, Alô fevereiro, Janeiros, Belo estranho dia de amanhã, Cansei de esperar você, etc.

É interessante percebermos que apesar da crise de criatividade musical, do aparecimento de novos e bons talentos, nomes como Roberta Sá se revelam como pérolas e comprovam que temos grandes artistas país afora batendo nas portas do sucesso!

Um forte abraço a todos!

domingo, 28 de dezembro de 2008

A natureza das coisas

Essa canção é a cara do Nordeste. Como gosto desse tipo de música que consegue trazer consigo uma mensagem pura e direta! Uma filosofia nordestina compreendida nos quatro cantos do mundo sem dificuldades e com uma linguagem típica de um povo trabalhador e otimista!

Imortalizada por Santana, o cantador e mais adiante por Flávio José e Elba Ramalho, foi composta por esse grande nome da composição nordestina Accioly Neto (que em breve homenagearei na série os compositores do Brasil).

Retrata o otimismo em tons nordestinos com passagens do cotidiano e das paisagens dessa terra amada do Brasil! Prova que as tempestades são passageiras em nossa vida e o que devemos sempre é manter o equilíbrio emocional das coisas, consciente de que os períodos difíceis também passarão, assim como os bons. E, mesmo que adiante tenhamos mais uma ladeira para subir, podemos nos apoiarmos em boas coisas que temos ao nosso redor e que nos darão ânimo na subida. Para mim, uma das coisas mais lindas que ouvi nos últimos anos em termos de filosofias musicais:

A natureza das coisas
(Accioly Neto)

Oh! chá lá lá lá lá lá lá
Oh! chá lá lá lá lá lá lá
Oh! chá lá lá lá lá lá lá
Oh! coisa boa é namorar...

Se avexe não
Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada
Se avexe não
A lagarta rasteja até o dia em que cria asas

Se avexe não
Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa
Se avexe não
Amanhã ela pára na porta da sua casa

Se avexe não
Toda caminhada começa no primeiro passo
A natureza não tem pressa, segue seu compasso
Inexoravelmente chega lá...

Se avexe não
Observe quem vai subindo a ladeira
Seja princesa ou seja lavandeira
Pra ir mais alto vai ter que suar

Oh! chá lá lá lá lá lá lá
Oh! chá lá lá lá lá lá lá
Oh! chá lá lá lá lá lá lá
Oh! coisa boa é namorar...

Um forte abraço a todos!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Na esquina ao vivo com João Bosco

Um dos discos mais bonitos que ouvi, lançado em 2001, resultado de um show feito em Juiz de Fora em dezembro de 2000. Produzido pelo próprio João Bosco, João Mário e Amaury Linhares, Na esquina ao vivo traz para aquela estante que ainda não possui um disco do João, o que de melhor foi feito em sua riquíssima carreira.

Um detalhe interessante: inicialmente esse disco teve seu lançamento duplo e depois foi compilado para um disco único, omitindo três faixas: Ditodos, Coisa feita e Holofotes. O que falar de clássicos da obra do João Bosco que se tornaram clássicos da música brasileira, presentes nesse disco como Desenho de giz, Memória da pele, Jade, Quando o amor acontece, O bêbado e a equilibrista e Papel machê?

Outras canções menos populares, porém indispesáveis do João também constam nesse trabalho como O ronco da cuíca, Odilê odilá, Nação, Incompatibilidade de gênios, Corsário e Linha de passe. Além das composições em parceria com seu filho Francisco Bosco, a faixa-título Na esquina, Enquanto espero, Mama palavra e Passos de amador.

O disco conta com a participação de Ana Carolina na faixa Mama palavra. João mostra através de trabalhos como esses porque é sempre cotado como dos melhores músicos do país. Interpretações de canções que embalaram gerações e fizeram o país pensar melhor sobre música através desse grande nome que possuímos!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Roberto Carlos Especial 2008

E hoje, como se não bastasse a festa de Natal, temos o Roberto Carlos Especial, uma tradição de 34 anos que se repete para emocionar fãs como eu e do Brasil inteiro que vive repetindo versos românticos do maior artista da música brasileira de todos os tempos!

Nessa edição o rei revive seus eternos sucessos como Emoções, Outra vez e Jesus Cristo, além de dividir o palco com grandes nomes como Zezé di Camargo e Luciano, Neguinho da beija-flor, Rita Lee e Caetano Veloso. Com a Rita, faz um medley onde revivem canções do repertório de cada um, com temas semelhantes, num encontro histórico entre o rei e a rainha do rock. Com Caetano, revivem o grandioso trabalho realizado esse ano sobre a obra do Tom Jobim, além de um bate-papo entre os dois e algumas histórias marcantes em suas vidas! Tudo sob os arranjos marcantes e elegantes do maestro Eduardo Lages!

Sou suspeito em falar do Roberto, pois todos que me conhecem sabem que além de tudo, ele é meu referencial. Como se não bastasse esse programa-presente para fãs como eu, ainda levo o sentimento que todos que me conhecem, lembrarão da minha alegria nessa noite! E é essa a verdade: Roberto continua o mesmo cabeludo de sempre que aparece em nossa rua, em nossa casa e planta uma melodia de paz e felicidade em nossos corações! E não pense que isso são apenas palavras de um fã! Experimente ouvir algum disco do Roberto ou assisti-lo hoje em seu especial e perceberá que a residência tomará ares de felicidade!

Feliz Natal e um forte abraço a todos!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Luz Divina

Estamos comemorando a semana do Natal e observando o Natal brasileiro, de uma sociedade miscigenada e cheia de contrastes, de favelas e de condomínios, de palácios e de barracos, de ricos e pobres, mas, sobretudo de um povo que tem fé no amanhã e luta por dias melhores, refletimos nossa postura diante de tudo isso!

O Natal existe pra ninguém ser triste como já foi dito. Entretanto nossa reflexão deve ir além de todos os sentimentos e repousar no bem que fazemos e que ainda precisamos melhorar! Nossas atitudes são reflexos de nossos sentimentos e tudo que está ao nosso redor tem ligação direta ou indiretamente com nossas ações! E sempre partimos da necessidade de haver Luz em nosso cotidiano para iluminar e abençoar nosso trabalho nessa caminhada, nos desviando das adversidades!

Com essa canção, o Blog Música do Brasil deseja a todos os amigos visitantes um Natal abençoado e que a estrela da árvore de natal seja a Luz que guie nossos caminhos durante toda nossa vida, a certeza de que Jesus é o amor vivo em nosso coração! Que não nos esqueçamos disso jamais: mesmo existindo presentes, confraternizações, panetone, peru, papai noel, decorações e com toda essa propaganda, o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento do filho de Deus, a fé viva, a Luz que prova a existência contínua da paz!

Luz Divina
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Luz que me ilumina o caminho e que me ajuda a seguir
Sol que brilha à noite e a qualquer hora me fazendo sorrir
Claridade, fonte de amor que me acalma e seduz
Essa luz , só pode ser Jesus, Essa luz...

Raio duradouro que orienta o navegante perdido
Força dos humildes, dos aflitos, Paz dos arrependidos
Brilho das estrelas do universo, o seu olhar me conduz
Essa luz, é claro que é Jesus, essa luz

Sigo em paz no caminho da vida porquê
O caminho, a verdade a vida é você
Por isso eu te sigo, Jesus meu amigo

Quero caminhar do seu lado e segurar sua mão
Mão que me abençoa e me perdoa e afaga o meu coração
Estrela que nos guia, Luz divina, o seu amor nos conduz
Essa luz, é claro que é Jesus, essa luz...

Feliz Natal!!! Um forte abraço a todos!!!

domingo, 21 de dezembro de 2008

Clássicos Natalinos

"Bate o sino, pequenino, sinos de Belém..." "Noite feliz, Noite feliz..." Nessa época do ano ouvímos muito essas e outras canções e nos perguntamos: Quem nunca cantou um clássico natalino? É muito comum presenciarmos corais, cantatas e outras manifestações populares entoando verdadeiros hinos natalinos, canções que de tão tradicionais, se tornam imprescindíveis em qualquer repertório dessa época.

O que dizer de Bate o Sino, Natal Branco, Noite feliz, Natal das crianças, Jingle Bells rock ou O velhinho? Então é Natal do beatle John Lennon tornou-se clássico, bem como Imagine que mesmo sem ter tom natalino é um clássico da paz! Outro beatle, George Harrison, mandou bem em My Sweet Lord, mais um clássico. E o que dizer de What a wonderful world ou We are the world?

Aqui no Brasil também temos Assis Valente e a clássica Boas festas. Isso sem falar de outras canções que se enquadram bem nesse tema como O homem de Nazaré de Antônio Marcos ou as mensagens de Roberto e Erasmo como Luz Divina, Jesus Cristo, Pensamentos, Aleluia, Jesus Salvador, só pra citar algumas. Com certeza os corais terão muito trabalho nesse final de ano e um bom repertório é que não faltará para deliciarmos nossos ouvidos com clássicos que nos emocionam há anos!

Boas Festas
(Assis Valente)

Anoiteceu
O sino gemeu
A gente ficou
Feliz a rezar

Papai Noel
Vê se você tem
A felicidade
Pra você me dar

Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim, felicidade, eu pensei que fosse
Uma brincadeira de papel

Já faz tempo que pedi,
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu, ou então, felicidade
É brinquedo que não tem

Um forte abraço a todos!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Nana Caymmi - Quem inventou o amor

Esse é pra quem ama o repertório do Caymmi por quem mais entende: sua filha Nana Caymmi. Gravado em 2007 sob a produção de José Milton e com arranjos de Dori Caymmi e Cristóvão Bastos, esse cd apresenta clássicos da obra de Dorival Caymmi interpretados pela voz inconfundível da Nana.

O que dizer de sua interpretação em Nem eu, Sábado em Copacabana, Nesta rua tão deserta, Você não sabe amar e Só louco, grandes clássicos não apenas do Caymmi, mas da música brasileira, na voz de uma das melhores intérpretes do Brasil? Sem falar de outras canções como Nunca mais, Não tem solução, Horas, Tão só, Desde ontem, Valerá a pena, Adeus, Saudade e Eu sem Maria, que mesmo sem ter tanta popularidade são igualmente bem tratadas por essa voz lindíssima!

Tá aqui então um grande disco com clássicos de um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos que nos deixou esse ano, mas que estará presente pra sempre no bom gosto de quem aprecia seu trabalho e sua simplicidade, aqui retratados por sua filha e grande intérprete da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sonho de Ícaro...

Maurício Pinheiro Reis provavelmente não será lembrado ou conhecido com esse nome, mas Biafra ou Byafra, todos devem lembrar. Iniciou sua carreira ainda em 1970 em algumas bandas, como vocalista. Compositor de muitos temas de novelas globais, seus dois maiores sucessos foram Leão Ferido e Sonho de Ícaro.

Sob a influência de Beatles, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Fagner e outros, Biafra entrou em estúdio acompanhado de sua primeira banda: O circo. Gravou então seu primeiro disco em 1979, lançando seu primeiro sucesso radiofônico e tema de novela: Helena, tema de Marrom Glacê. Depois emplacou outros sucessos em novela como Vinho antigo, Aguardente, Seu nome, Machuca e faz feliz, Te amo, Fantasia real, Antes que eu te esqueça e Sonho de Ícaro.

Biafra segue fazendo shows pelo país afora e embora a mídia não abra muitas portas, seus sucessos serão revividos no repertório de artistas como Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Simone, Chitãozinho e Xororó, Rosana, Chrystian e Ralf e Danilo Caymmi. Decidiu não lançar mais discos por conta da pirataria, mas sempre está com seu público cativo em shows que faz pelo Brasil, sendo carregado pelo aplauso de seus fiéis fãs!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Por causa de você

Adiléia Silva da Rocha é o nome de uma das mais famosas cantoras e compositoras que o Brasil já teve: Dolores Duran. Começou a cantar muito cedo e já aos dez anos de idade, vencia programas de calouros como o de Ary Barroso. Aos 12 anos, com o falecimento de seu pai, teve que batalhar como calouro para sustentar a família.

Aos 16 anos adotou seu nome artístico. Sempre foi autodidata, cantando em várias línguas e na década de 40 é contratada para trabalhar na Rádio Nacional ao lado de pessoas como Ângela Maria e Chico Anísio. Gravou seu primeiro disco em 1952, abrindo caminhos para interpretações como Que bom será, Já não interessa, Outuno, Lama, Canção da volta, Bom querer bem, Praça Mauá, Carioca, entre oturas, oscilando entre sambinhas e canções dor-de-cotovelo, típicas da época.

O parceiro mais importante na carreira da Dolores foi Tom Jobim. Em 1957, Tom apresentou a Dolores uma melodia que levaria para Vinícius por letra. Em três minutos, Dolores pegou um lápis de sombrancelhas e desenvolveu a letra de Por causa de você, uma pérola da nossa música brasileira, regravada esse ano pelo rei Roberto Carlos, com um arranjo surpreendente do Eduardo Lages. Acho que nem Dolores imaginou isso um dia! Vinícius, como perfeito poeta e cavalheiro atendeu ao pedido da colega que ainda mandou: "Vinícius, outra letra é covardia..."

A partir daí, lançou outros clássicos na música brasileira como Estrada do sol (também parceria com Tom), Idéias erradas, Minha Toada, A noite do meu bem, Castigo, Olha o tempo passando, Ternura antiga, O negócio é amar, etc. Dolores partiu cedo demais, mas deixou uma obra linda e fascinante para todo amante da boa música! Algumas canções suas foram lançamentos póstumos como é o caso de Ternura Antiga, com Ribamar e O negócio é amar com Carlos Lyra! Muitos artistas já a interpretaram como Nelson Gonçalves, Simone, Altemar Dutra, Alcione, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gal Costa, Zizi Possi, Tom Jobim, etc. Fica aqui a singela homenagem a essa artista que já partiu há quase meio século, mas sua obra é imortal para sempre!

Um forte abraço a todos!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Roberto Carlos e Caetano Veloso

Esse é o dvd do ano, o mais aguardado e muito marcante na história da música brasileira: Roberto Carlos e Caetano Veloso se reuniram em torno da obra do grande compositor do Brasil: Antônio Carlos Jobim. Gravado em agosto, em São Paulo, o projeto cd+dvd faz parte do melhor que existe em termos de comemorações pelos 50 anos de Bossa Nova. Um sonho que acalento há anos ver Roberto interpretando canções do Tom, mas confesso que ele foi além desse sonho de um singelo fã!

O show começa com as duas grandes vozes juntas desfilando sua admiração pela Garota de Ipanema. Em seguida, mais um clássico do Tom, Wave interpretado pela dupla de maior prestígio na música brasileira. Na sequência, Daniel Jobim, neto do Tom, com direito a chapéu de palha, interpretou Águas de Março, para então abrir a sequência solo do Caetano.

O baiano preferiu um Jobim mais lírico, pouco conhecido em algumas das canções apresentadas. É o caso de Por toda minha vida, Inútil paisagem e Caminho de pedra (presente apenas no dvd), esta última, Caetano confidencia que fez parte de sua adolescência com Elizeth Cardoso. Mas, também desfrutamos de canções mais populares em sua voz como as espetaculares Meditação e Ela é carioca, além de O que tinha de ser, numa interpretação de arrepiar. Com arranjos de Jacques Morelembaum e tendo o Daniel no piano, essa base de músicos segue até a interpretação instrumental de Surfboard, quando então há a troca de músicos para a chegada do rei!

No show, Tom apareceu tocando Estrada do sol em seu eterno piano enquanto havia a troca de músicos, que o dvd omitiu. E o rei entra em cena com Insensatez, já gravada em 1997 para seu disco em espanhol, aqui com um arranjo mais pulsante. Em seguida, Roberto conta a famosa história da letra da canção que interpreta na sequência: Por causa de você de Tom Jobim e Dolores Duran e uma interpretação de arrepiar, com um arranjo idem do grande Eduardo Lages. Tom aparece no telão num flashback do especial de 1978, quando intepretaram Lígia e Roberto emenda uma nova leitura, com direito a solo de Daniel Jobim. Há ainda Corcovado, Samba do Avião e Eu sei que vou te amar, todas emocionantes e com arranjos surpreendentes, bem a Roberto Carlos e com direito a declamação do Soneto da fidelidade no solo de Eu sei que vou te amar.

A noite é encerrada com quatro duetos: A felicidade, Se todos fossem iguais a você, Tereza da praia e Chega de saudade, as duas primeiras, vetadas pelo rei por não gostar do resultado final. Entretanto as duas seguintes reapresentam o duelo musical entre Dick Farney e Lúcio Alves, revivido aqui pelo baiano e pelo capixaba mais amados do país e Chega de saudade, com direito a côro do público que aplaudiu emocionado o melhor trabalho do ano, produzido pra fazer feliz a quem se ama!

Um forte abraço a todos!

sábado, 13 de dezembro de 2008

Luiz Gonzaga, eterno...

Se vivo, Luiz Gonzaga completaria 96 anos hoje. Ano passado comemoramos essa data e sempre será uma festa lembrar um nome tão importante para a cultura brasileira, sobretudo nordestina como foi o Gonzagão! Alguns cds e dvds mostram seu repertório preservado!

O trabalho de Gonzaga ecoa nos quatro cantos do Nordeste brasileiro, provando que é um artista eterno, embora tenha partido há quase vinte anos! Se você viajar pelo interior nordestino, encontra as belezas narradas pelo Gonzaga em seu repertório e, talvez naquela casinha lá naquele pé-de-serra distante, alguém esteja tocando ou cantando Gonzaga.

Uma das minhas primeiras lembranças era de ouvir meu avô, que era flautista, juntamente com seu irmão, tocando flauta e zabumba, desfilando os clássicos do Gonzaga! Hoje o Nordeste Brasileiro preserva a lembrança do mestre e acende uma fogueira em seu coração para celebrar seu nome que levou, onde foi suas raízes e seu amor à profissão! São muitas as canções que poderíamos lembrar nesse momento, mas ficamos com A Vida de viajante, tão marcante, tão atual, tão Nordeste, tão interior, tão Brasil...

A vida de viajante
(Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil)

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.

Chuva e sol, poeira e carvão
Longe de casa sigo o roteiro, mais uma estação
E alegria no coração.

Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei.

Mar e terra, inverno e verão
Mostra o sorriso, mostra a alegria
Mas eu mesmo não
E a saudade no coração...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Negro Anjo...

Mais um sambista de primeira, reverenciado durante o carnaval, tendo o nome artístico atrelado à sua escola de coração, Luís Antônio Feliciano Marcondes, ou simplesmente Neguinho da Beija-flor é uma das grandes vozes da escola carioca Beija-flor e um dos grandes nomes do samba brasileiro!

Dono de uma voz potente e afinada, Neguinho estreou como puxador de escola de samba em 1970, chegando a Beija-flor de Nilópolis em 1975, permanecendo até os dias atuais. Foi lá que criou o bordão "Olha a Beija-flor aí gente", que arrepia a todos os torcedores da escola, anunciando sua apresentação. Seu primeiro disco saiu em 1980 com sambas-enredo. Seus maiores sucessos são Os cinco bailes da história do Rio, Aquarela brasileira, Nervos de Aço, Divina, Negra Ângela, Talismã, Fé e raiz, Recomeço, Marina parte minha, Magali, Esmeralda, O campeão, Coração leviano, O mundo é uma bola, Samba pra seleção, A Deusa da passarela etc.

Neguinho é considerado um dos mais carismáticos intérpretes do carnaval carioca. Em 2005 lançou o Dvd Na cidade do samba, com a presença de vários puxadores de Escola de Samba, além de Sandra de Sá. Neguinho também estará no especial desse ano do rei Roberto Carlos, como convidado de sua majestade cantando alguns sucessos e, de quebra, levando a escola de qual o rei já afirmou que é devoto!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Blog Música do Brasil - 1º aniversário!!!

Amigos, exatamente há um ano atrás, nascia esse espaço dedicado à música brasileira. Quando comecei, nem sabia aonde chegaria, como um bebê que nasce sem saber o que encontrará! Mas, encontrei amigos compreensivos que, com suas visitas e valiosos comentários enriqueceram esse modesto espaço da internet dedicado a arte musical de meu país!

Busquei falar dos mais variados artistas e alguns ainda citarei, demonstrando a riqueza e diversidade da nossa canção tupiniquim! Indiquei alguns discos que tenho e que gosto muito e, mais recentemente, começamos a abordar letras de canções! Algumas novidades virão, afinal 2009 promete, sobretudo pelo aniversário de 50 anos de carreira do rei Roberto Carlos!

São 220 postagens, aproximadamente 30.000 visitas e muitos amigos conquistados! Um ano passou e estamos apenas engatinhando, mas com a alegria de ter contribuido um pouco e, sobretudo de ter recebido vários presentes que celebramos em dias como esse: ganhamos visitas, comentários, incentivos, críticas, enfim, gente que veio aqui e nos ensinou a caminhar pelas estradas musicais desse país tão sofrido e amado, que tem a melhor música do mundo!

Meu muito obrigado a todos: Artistas, pela contribuição musical que nos dedicam; Amigos que comentam, por suas geniais participações; Amigos visitantes, obrigado por lerem ou apenas passarem por aqui e sentirem um pouco de música; Amigos que ainda virão, sejam sempre bem-vindos, enfim, Obrigado Senhor pela melhor música do mundo e por amigos que fazemos com essa Arte! E o primeiro pedaço do bolo vai pra vocês que estão aqui e fazem desse espaço mais um cantinho de amor, paz e muita música!

A montanha
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Eu vou seguir uma luz lá no alto
Eu vou ouvir uma voz que me chama
Eu vou subir a montanha e ficar
Bem mais perto de Deus e rezar

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar
Toda a minha escalada e ajudar
A mostrar como é
O meu grito de amor e de fé

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar
E as crianças não deixem de sorrir
E que os homens jamais
Se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo:Obrigado, Senhor, por mais um dia
Obrigado, Senhor, que eu posso ver
Que seria de mim
Sem a fé que eu tenho em Você?

Por mais que eu sofra
Obrigado, Senhor, mesmo que eu chore
Obrigado, Senhor, por eu saber
Que tudo isso me mostra
O caminho que leva a Você

Mais uma vez
Obrigado, Senhor, por outro dia
Obrigado, Senhor, que o sol nasceu
Obrigado, Senhor , agradeço, obrigado, Senhor

Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, pelas estrelas
Obrigado, Senhor, pelo sorriso
Obrigado, Senhor, agradeço, obrigado, Senhor

Mais uma vez
Obrigado, Senhor, por um novo dia
Obrigado, Senhor, pela esperança
Obrigado, Senhor, agradeço, obrigado, Senhor

Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, pelo sorriso
Obrigado, senhor, pelo perdão
Obrigado, Senhor, agradeço, obrigado, Senhor

Mais uma vez
Obrigado, senhor, pela natureza
Obrigado, Senhor, por tudo isso
Obrigado, Senhor, agradeço, obrigado, Senhor...

Um forte abraço a todos!

domingo, 7 de dezembro de 2008

Natal Todo Dia com Roupa Nova!!!

Dezembro chegou e com ele, as festas de final de ano, as confraternizações, o Natal, o disco do Roberto (que falarei em breve), a árvore, as luzes, o panetone, o peru natalino, o queijo borboleta, enfim, tempo de reflexão e paz! Tempo de ouvir discos natalinos e para quem cobra discos de estúdio, aqui tem uma boa pedida para essa época: lançado ano passado, Natal todo dia é o disco com temas natalinos do Roupa Nova.

Produzido e dirigido pelo próprio grupo, com arranjos do maestro Eduardo Souto Neto, o disco aborda mensagens de paz e clássicos natalinos. A faixa título e a que abre o projeto é Natal todo dia. Na sequência, um clássico do Michael Jackson - Heal the world, como A paz, versão de Nando, baixista e também vocalista do grupo.

Uma sucessão de clássicos natalinos com Então é Natal, Natal branco e Noite feliz, para mais uma versão: Volte nesse Natal de David Gates, entoada em inglês (pelo próprio David) e em português com versão de Ricardo Feghali, tecladista, violonista e vocalista do grupo. Temos ainda Um Anjo muito especial e mais dois clássicos norte-americanos entoados na língua americana: My Sweet Lord do beatle George Harrison e What a wonderful world, imortalizada por Louis Armstrong. O projeto é finalizado com O velhinho, No fundo do coração e Day by day, essa última também em inglês!

É um disco lindo, com clássicos de amor e paz, como mencinoado! Com direito a fotos dos integrantes do grupo quando crianças, sinos, corais e efeitos, todos esses temas citados deixam nosso cotidiano com essência natalina e com a marca de extrema qualidade chamada Roupa Nova, sendo indispensável em toda cesta de Natal!

Um forte abraço a todos!

sábado, 6 de dezembro de 2008

Eduardo Lages no Recife!!!

Amigos, ontem vivi um dos momentos mais marcantes da minha vida! Quem me conhece sabe que sou apaixonado pela música brasileira, sobretuto a romântica! Sabem da minha "devoção" pelo rei da música brasileira. E sabem da minha extrema admiração por Eduardo Lages.

Eram 20:00 hrs. Já me encaminhava, juntamente com minha noiva, para o show no Chevrolet Hall. Uma hora antes, vi na Tv local, Eduardo ensaiando e o coração bateu mais forte, afinal, seria meu primeiro show. Esperava um contato dele para quem sabe realizar o sonho de conhecê-lo, mas compreendia que por sua extrema ocupação, talvez isso não acontecesse. De repente o celular toca e minha noiva atende. Páro o carro e recebo, diretamente da Camille Lages (a filha do Eduardo), o comunicado que iria ao camarim conhecer seu pai! A noite começava com a felicidade de um menino lá do interior, super emocionado!

Os portões se abriram às 21:30 e o show começou mais ou menos às 22:15, com uma abertura semelhante ao Dvd Com amor para a entrada do Eduardo, que estava acompanhado de quatro músicos de Pernambuco nas cordas. O repertório seguiu com De tanto amor, Chega de saudade, Vista a roupa meu bem, Como é grande o meu amor por você, Macartur Park, Cama e mesa, O calhambeque, E por isso estou aqui, The more i see you, Gatinha Manhosa, Você, Cavalgada e encerrou com Emoções. O pessoal pediu e Eduardo voltou para executar as canções Eleanor Rigby, Detalhes, O caderninho e bis em Como é grande o meu amor por você. A platéia estava animada com sua interpretação. Dançava, cantava em côro, aplaudia, ovacionava o maestro presente na maior casa de shows da América Latina. (Dizem, não sei se é a maior, mas é enorme mesmo)!

Bom, no camarim, realizei um sonho: encontrei o Eduardo, batemos fotos, conversamos sobre seus discos, sobre o Roberto, sobre a música. Ele é um cara extremamente atencioso e humilde. No palco, mencionou o pessoal amigo de seu blog e ainda pediu pra me ver, me citando como o pernambucano que mais participa de seu site. Apesar de apresentar esse simples relato, me faltam palavras para agradecer esse momento lindo que Deus me proporcionou através de um de seus mais afinados instrumentos brasileiros: Eduardo Lages. E, diante de tantas emoções vividas e guardadas nos lugares mais cuidados pelo coração, só peço a Deus que o conceda saúde e paz, para que continue sendo o grande exemplo como artista e como ser humano que é!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ela só quer, só pensa em namorar...

Marina Dantas de Sousa Elali é o nome de uma das mais talentosas cantoras da nossa música contemporânea. Natural de Natal/RN, Marina traz música no sangue, pois é neta do compositor Zé Dantas, que tantos clássicos criou com Luiz Gonzaga. Aos oito anos já participava de corais e sua revelação se deu no programa Fama da Rede Globo.

Mesmo não sendo a vencedora do programa, muitos viam ali mais uma grande intérprete, muito carismática. Marina ousou ao gravar seu primeiro disco, com um sucesso do rei Roberto Carlos, a canção Você de 1974, que já havia sido regravada também por grandes cantoras como Claudette Soares e Maria Bethânia. Também explodiu no país com a canções em inglês como One Last Cry e, mais recentemente, a versão em inglês de Xote das meninas - All she wants. Mas, também percorre o caminho inverso, traduzindo a canção Puedes llegar, tema das Olimpíadas de 1996 na voz de Glória Estéfan, resultando em Eu vou seguir.

Marina representa uma revelação da nossa música nos últimos anos. Considero uma intérprete talentosíssima e com propriedades suficientes para alcançar vôos mais altos em sua carreira artística, alcançando o ponto onde residem seus grandes ídolos na atualidade!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Os compositores do Brasil - 9

Outro grande compositor da nossa recente música brasileira: Altay Veloso. São mais de 450 canções gravadas pelos mais variados intérpretes: Elba Ramalho, Daniel, Roberto Carlos, Nana Caymmi, Fagner, Zizi Possi, Leonardo, Jorge Aragão, Wando, Alcione, Emílio Santiago, Alexandre Pires, etc.

Neto de acordeonista, Altay compõe desde os anos 70. Mas, foi na década de 90 que se tornou notório, com suas criações presentes nos discos desses e outros grandes intérpretes da nossa canção! Altay também gravou disco como intérprete nos anos 80, retornando no final da década de 90, já com seu próprio selo e estúdio. Além de compor e cantar, também encontra tempo para compor corpo de jurados (como nos prêmios Sharp e Tim), vinhetas, trilhas sonoras e contrução de ópera, como "O Alabê de Jerusalém" num trabalho caprichado e elogiado pela crítica!

Sempre que alguém escutar canções como 40 anos, Dito e feito, Dez a um, Interfone, Declaração de amor, Entra e sai de amor, Farol das estrelas, Absoluta, Renascer, Parabéns, Entidade, entre outras que já tocaram nas rádios e permearam a obra de mais um grande compositor brasileiro, saberão que ali está presente toda sensibilidade e criatividade de seu valioso trabalho!

Um forte abraço a todos!