sábado, 17 de janeiro de 2009

Maria Bethânia - Maricotinha ao vivo

Um dos cds/dvds mais poéticos e auto-biográficos dos últimos anos foi lançado em 2003, pela Biscoito fino: Maria Bethânia - Maricotinha ao vivo, como resultado das comemorações de 35 anos de carreira, na verdade 37 na época, dessa intérprete que tem marca registrada na nossa música brasileira.

Com direção de Jaime Alem e produção de Moogie Canazio, o projeto resultou em um dvd e um cd duplo com cerca de 46 canções e textos declamados e interpretados pela arte ímpar de Bethânia. Sua carreira é repassada de ponta a ponta, desde o show Opinião que marca sua estréia nacional até suas mais recentes releituras, abordandos os diversos compositores que gravou durante todo esse tempo.

Encontramos compositores como Tom, Edu e Chico em canções como Fotografia, Anos Dourados, A moça do sonho, De todas as maneiras, Sob medida, O tempo e o rio, Apesar de você, Rosa dos ventos; encontramos também o mano Caetano, Roberto e Erasmo em O quereres, A voz de uma pessoa vitoriosa, Fera ferida e Nossa canção (Luiz Ayrão); encontramos também clássicos populares da Bethânia como Negue, Seu jeito de amar, Casinha branca, Ronda (apenas no cd).

O que dizer de compositores do rock nacional como Rita e Cazuza em Baila Comigo/Shangrilá e Todo amor que houver nessa vida? Alguns mais regionais como Gonzaga, Gonzaguinha e Chico César em Pau-de-arara, Festa, Explode coração e Dona do dom; ou compositores da nova geração como Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Vanessa da Mata e Lenine em Depois de ter você, Pra rua me levar, O canto de dona Sinhá e Nem sol nem lua nem eu, respectivamente. Há ainda aqueles que são sempre visitados como Djavan, Gil e Caymmi em Álibi, Se eu morresse de saudades, Maricotinha e Sábado em Copacabana. E não poderiam faltar Vinícius/Toquinho, Roberto Mendes, Zé Kéti, Beto Guedes e Sueli Costa em Menininha, Noite de estrelas, Opinião, Amor de índio e Coração Ateu.

Bethânia, que já lançou vários trabalhos ao vivo, tem em Maricotinha um resumo e uma convergência de todos os outros trabalhos e de toda sua carreira que é, como demonstrado acima, marcada pelo ecletismo e pelo bom gosto na hora de escolher o que cantar, porque nesse momento é a alma brasileira que é cantada e recitada através de sua voz!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenho esse DVD e adoro! É completo, diversificado e ainda posso ouvir essa grande mulher declamando poemas lindos. Vi um momento parecidissímo com aquele em que ela canta "Baila Comigo", só que há muitos anos, em dueto com Rita Lee. Ambas sentadas no palco e cantando "um dia eu viro semente..."! Muito bonito.
Fico feliz quando vejo obras tão belas sendo abordadas aqui.

Beijos!