terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mel em minha boca...

O mundo do samba aterrisa no Blog trazendo mais um grande nome da nossa música: Almir de Souza Serra, conhecido por Almir Guineto. Fundador do grupo Fundo de quintal, Almir é um autêntico sambista raiz. A música vem de berço, já que seu pai, Iraci de Souza era violonista e integrante de grupo de samba, sua mãe, Nair de Souza participava da Escola Acadêmicos do Salgueiro e seu irmão Fransisco foi um dos fundadores do grupo Originais do samba!

Nos anos 70, como mestre de bateria, Almir integrou a Escola de Samba Salgueiro e inovou o samba quando introduziu o Banjo. Em 1979 tornou-se cavaquinista do Originais do Samba e compôs sua primeira canção: Bebedeira do Zé. Nos anos 80, foi um dos fundadores do grupo Fundo de quintal, logo depois seguindo carreira solo.

Talvez nos dias atuais, nem todos conheçam Almir, mas reconhecem suas canções que já tocaram em toda parte do planeta, inclusive, fora dele, como foi o caso de Coisinha do pai. Outras canções consagradas são: Lama nas ruas, Mel na boca, Mordomia, Pedi ao céu, Tem nada não, Não quero saber mais dela, Da melhor qualidade, Corda no pescoço, Ave coração, Trama, Insensato destino, Almas e coração, Caxambu, Conselho, Batendo na palma da mão, Jeito de amar, entre outras.

Almir Guineto é cantado também por outros grandes nomes do samba e da música brasileira como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Martinho da Vila, Fundo de quintal, Leci Brandão, Joanna, entre tantos outros que, com certeza já ouvimos quando nos deliciamos com sambas tão marcantes da nossa música.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante a influência que os pais exercem na vida dos filhos, especialmente quando se dedicam de coração a alguma atividade.
Grandes vertentes do samba e os seus diversos representantes costumam repassar muitos de seus valores aos mais jovens. Almir é um grande exemplo disso, porque mostra um pouco dos imensos prodígios que nasceram do samba.

Beijos!